2400
EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
lência estrutural”
(MULLER, 2006, p. 36). Para garantir a paz
entre os humanos no plano global é imprescindível traba-
lhar a favor da democracia, da justiça e de uma compreen-
são profunda da nossa humanidade comum.
A verdadeira humanidade só pode nascer em um
ambiente de paz e hospitalidade. É a dinâmica da paz, ali-
cerçada na democracia, na justiça, no pluralismo que torna
possível a efetivação dos direitos humanos. Neste sentido
podemos afirmar que a educação é sempre um processo
que visa trazer a paz nas relações humanas. Manter-se fiel
ao humano é lutar sempre pela verdade, pela democracia,
pela justiça que necessariamente conduz a paz social. Com-
pete à educação humanizadora agir para que nossa história
se torne cada vez mais pacífica, porque só a paz consolida a
humanidade do ser humano.
“Pensar uma sociedade de cultura de paz não sig-
nifica atrelarmo-nos ao ideal ilusório “viveram fe-
lizes para sempre”, mas deslocar nosso olhar para
as possibilidades de que é possível solucionar os
conflitos através do diálogo, do entendimento e do
respeito à diferença. Implica rompermos uma lógi-
ca que nos põe como adversários irremediavelmen-
te presos pelo utilitarismo e relativismo do
ter
em
detrimento de toda forma de
ser” (Ferreira e Silva,
2009, p. 153).
FREIRE E OS DIREITOS HUMANOS
A luta pelos direitos humanos perpassa todo pensa-
mento de Paulo Freire. Do começo ao fim o autor lutou a
favor da dignidade humana e contra todas as formas de
opressão, autoritarismos, injustiças, violências e marginali-
zações presentes nas sociedades. Por isso, Freire é um crítico
radical da ditadura do mercado, fundada na perversidade
de sua ética do lucro que gera exclusões e aumento das
desigualdades sociais. Sua pedagogia política e humaniza-
dora, tem como núcleo central a conscientização, o com-
promisso ético\político e a necessária democratização das
estruturas sociopolíticas com ênfase na democracia integral.