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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

lência estrutural”

(MULLER, 2006, p. 36). Para garantir a paz

entre os humanos no plano global é imprescindível traba-

lhar a favor da democracia, da justiça e de uma compreen-

são profunda da nossa humanidade comum.

A verdadeira humanidade só pode nascer em um

ambiente de paz e hospitalidade. É a dinâmica da paz, ali-

cerçada na democracia, na justiça, no pluralismo que torna

possível a efetivação dos direitos humanos. Neste sentido

podemos afirmar que a educação é sempre um processo

que visa trazer a paz nas relações humanas. Manter-se fiel

ao humano é lutar sempre pela verdade, pela democracia,

pela justiça que necessariamente conduz a paz social. Com-

pete à educação humanizadora agir para que nossa história

se torne cada vez mais pacífica, porque só a paz consolida a

humanidade do ser humano.

“Pensar uma sociedade de cultura de paz não sig-

nifica atrelarmo-nos ao ideal ilusório “viveram fe-

lizes para sempre”, mas deslocar nosso olhar para

as possibilidades de que é possível solucionar os

conflitos através do diálogo, do entendimento e do

respeito à diferença. Implica rompermos uma lógi-

ca que nos põe como adversários irremediavelmen-

te presos pelo utilitarismo e relativismo do

ter

em

detrimento de toda forma de

ser” (Ferreira e Silva,

2009, p. 153).

FREIRE E OS DIREITOS HUMANOS

A luta pelos direitos humanos perpassa todo pensa-

mento de Paulo Freire. Do começo ao fim o autor lutou a

favor da dignidade humana e contra todas as formas de

opressão, autoritarismos, injustiças, violências e marginali-

zações presentes nas sociedades. Por isso, Freire é um crítico

radical da ditadura do mercado, fundada na perversidade

de sua ética do lucro que gera exclusões e aumento das

desigualdades sociais. Sua pedagogia política e humaniza-

dora, tem como núcleo central a conscientização, o com-

promisso ético\político e a necessária democratização das

estruturas sociopolíticas com ênfase na democracia integral.