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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

cesso de liberdade deve ser visto e sentido por ambas as

partes, isto é, por professores e alunos.

A libertação do estado de opressão é uma ação social.

O homem é um ser social e, por isso, a consciência e trans-

formação do meio deve acontecer em sociedade. Tomamos

consciência de que a discussão em torno de gênero perpas-

sa pelas relações que constituímos no trabalho, no lazer, na

política, enfim, convivemos permanentemente com relações

de diversidade.

O diálogo entre educador e educando começa em seu

planejamento sobre o conteúdo programático, quando ques-

tiona o que vai refletir com seus alunos, mas esse conteú-

do não pode estar dissociado do cotidiano dos alunos, ou

seja, precisa ter uma relação com o que eles vivem no mundo

atual (FREIRE, 2003). Destacamos, nesse primeiro instante, o

compromisso e a necessidade de tomar a esperança, partindo

do princípio de que o educando traz consigo a “experiência

feito”, e ter na e pela educação seu espaço dialógico. Sendo

que, por meio das relações históricas, econômicas e sociais é

perceptível a real importância que a educação tem.

Para Freire (2003), o homem é um ser social e, por isso,

a consciência e transformação do meio deve acontecer em

sociedade, por isso as questões que se referem à sexuali-

dade não se limitam ao individual. Pelo contrário, buscam

compreender as atitudes e valores coletivos, considerando

a necessidade de contextualizar os aspectos culturais. Por

meio das relações é que se define – por exemplo – as re-

lações de gênero, ou seja, entre o que homens e mulhe-

res podem e devem fazer, devido ao fato de serem do sexo

masculino ou feminino.

Saffioti (2004) considera essas descrições definidas de

sexualidade como antagônicas, em que a divisão da huma-

nidade deixa categorizados dois grupos, os quais se apre-

sentam em oposições, mas em que masculino e feminino

são apenas diferentes.

É considerável a postura de educadores que fazem ne-

cessárias reflexões, as quais busquem os valores democráti-