XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
cesso de liberdade deve ser visto e sentido por ambas as
partes, isto é, por professores e alunos.
A libertação do estado de opressão é uma ação social.
O homem é um ser social e, por isso, a consciência e trans-
formação do meio deve acontecer em sociedade. Tomamos
consciência de que a discussão em torno de gênero perpas-
sa pelas relações que constituímos no trabalho, no lazer, na
política, enfim, convivemos permanentemente com relações
de diversidade.
O diálogo entre educador e educando começa em seu
planejamento sobre o conteúdo programático, quando ques-
tiona o que vai refletir com seus alunos, mas esse conteú-
do não pode estar dissociado do cotidiano dos alunos, ou
seja, precisa ter uma relação com o que eles vivem no mundo
atual (FREIRE, 2003). Destacamos, nesse primeiro instante, o
compromisso e a necessidade de tomar a esperança, partindo
do princípio de que o educando traz consigo a “experiência
feito”, e ter na e pela educação seu espaço dialógico. Sendo
que, por meio das relações históricas, econômicas e sociais é
perceptível a real importância que a educação tem.
Para Freire (2003), o homem é um ser social e, por isso,
a consciência e transformação do meio deve acontecer em
sociedade, por isso as questões que se referem à sexuali-
dade não se limitam ao individual. Pelo contrário, buscam
compreender as atitudes e valores coletivos, considerando
a necessidade de contextualizar os aspectos culturais. Por
meio das relações é que se define – por exemplo – as re-
lações de gênero, ou seja, entre o que homens e mulhe-
res podem e devem fazer, devido ao fato de serem do sexo
masculino ou feminino.
Saffioti (2004) considera essas descrições definidas de
sexualidade como antagônicas, em que a divisão da huma-
nidade deixa categorizados dois grupos, os quais se apre-
sentam em oposições, mas em que masculino e feminino
são apenas diferentes.
É considerável a postura de educadores que fazem ne-
cessárias reflexões, as quais busquem os valores democráti-