2378
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ocasionam pensamentos acerca dos acontecimentos, do e
no mundo, buscamos trazer à discussão questões de diver-
sidade de gênero na educação, sob a luz da teoria de Paulo
Freire.
A instituição escolar foi constituída na história da hu-
manidade enquanto espaço de socialização do conhecimento
formal. O processo de educação vai além do formal, uma vez
que possibilita novas formas de pensamento e de comporta-
mento: por intermédio das artes e das ciências, o ser humano
transforma sua vida e a de seus descendentes. A escola é,
assim, um espaço de ampliação da experiência humana, de-
vendo, para tanto, não se limitar às experiências pedagógicas
imobilizadoras, mas buscar metodologias que disseminem e
dialogam com o conhecimento contemporâneo.
Para Freire (1996), educação no Brasil tem por fetiche
o social, reproduzindo a desigualdade, a marginalização e
a miséria. Baseados nessas reflexões, apresentamos como
objetivo a discussão em relação às identidades de gênero,
com especial ênfase na teoria freiriana. Para contemplá-lo,
desenvolvemos o estudo baseado na perspectiva qualitati-
va, a qual abrange o entendimento da ocorrência dos fatos a
que o objetivo se propõe. Para isso, é essencial a abordagem
crítica sobre as ações afirmativas que expressam a diversida-
de de gênero, em específico, no ambiente educativo.
Entendemos que as relações de gênero - incluídas no
currículo da escola - são fundamentais, buscando contribuir
para a promoção da igualdade, na medida em que promo-
vem o respeito à diversidade. Partimos do pressuposto de
que a escola, enquanto espaço social, pode proporcionar a
convivência com a diversidade. Estimamos, também, esse
espaço como vantagem para a discussão de questões refe-
rentes à diversidade de gênero.
DIVERSIDADE DE GÊNERO EM QUESTÃO NA ESCOLA
PÚBLICA
A diversidade caracteriza-se como uma das precio-
sidades do ser humano; a existência das diferenças entre