XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2373
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
Dada a importância da articulação da família, da esco-
la e dos professores nesse processo de construção, enten-
der que o conhecimento adquirido são saberes que fazem
parte de um todo do mundo que a criança vive e de de-
senvolve, de maneira diversificada, suas experiências e que
dependendo da forma com essa vivencia é conduzida, nesse
caso da escola, o aproveitamento desses saberes pode ser
fortalecido ou não. À medida que, o trabalhado pedagógico
pauta-se na forma criativa, produtiva, construtiva e prazero-
sa para ambos educador e educando com possibilidades de
se consolidar uma relação pautada no respeito.
Para Freire(1996) respeitar os saberes já adquiridos
torna-se uma exigência plausível de ser desenvolvida pela
escola e mais precisamente pelo professor, que neste ca-
so,para o aporte do protagonismo infantil, a forma de atua-
ção nesta fase da vida, aponta para a interação da escola
com as crianças, considerando a capacidade de desenvolver
competências e habilidades, e de interagir com as mais va-
riadas formas de construir conhecimento.
E, suscita pensar que os elementos apontados pelo
autor, sobretudo para o educador, também se aplicam às
crianças e que remetidas à infância têm relevância e fazem
sentido do ponto de vista da prática docente no contexto do
protagonismo infantil.
A curiosidade como inquietação indagadora, como
inclinação ao desvelamento de algo, como pergun-
ta verbalizada ou não, como procura de esclareci-
mento, como sinal de atenção que sugere alerta
faz parte integrante do fenômeno vital. Não have-
ria criatividade sem a curiosidade que nos move e
que nos põe pacientemente impacientes diante do
mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo
que fazemos (FREIRE, 1996, p. 15).
Assim, a infância através da abordagem da auto-
nomia e do protagonismo, a elaboração e afirmação do
pensamento crítico de educadores aparecem como mote
para a reflexão da formação docente. Que, considera-
da um elemento fundamental no conjunto de discussões