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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
que primam pela qualidade do que se ensina e do que se
aprende, pelas ações pautadas no respeito aos saberes e
na reciprocidade da construção do conhecimento, tendem
a aproximar um diálogo relevante entre prática docente,
criatividade e criticidade.
Então, para pensar os “saberes necessários para prá-
tica docente, Freire (1996) instiga o pensamento reflexivo
sobre:
A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é
transferir, depositar
,
oferecer
,
doar
ao outro, tomado
como paciente de seu pensar, a intelegibilidade das
coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa coerente
do educador que pensa certo é, exercendo como
ser humano a irrecusável prática de inteligir, desa-
fiar o educando com quem se comunica e a quem
comunica, produzir sua compreensão do que vem
sendo comunicado. Não há intelegibilidade que
não seja comunicação e intercomunicação e que
não se funde na dialogicidade. O pensar certo por
isso é dialógico e não polêmico. (FREIRE, 1996, p.
17. Grifo do autor).
Entendo o processo de formação docente como
contínuo, rigoroso e sistemático, a afirmação dos elemen-
tos apontados na perspectiva freiriana, possibilita que o
educador se perceba como um sujeito em constante mo-
vimento em busca da evolução do pensamento crítico na
aplicabilidade dos construtos oriundos do exercício da prá-
tica educativa.
Portanto, na perspectiva freirianas considerações so-
bre a prática docente sugerem uma reflexão crítica sobre a
relação do educador com o educando, a reciprocidade do
respeito aos saberes, à identidade do educando, às emo-
ções e às significações que dão sentido ao processo de
construção do pensamento crítico na afirmação do protago-
nismo infantil. Desta forma
,
na continuidade deste estudo,
pretende-se ampliar a reflexão acerca das abordagens de
Freire (1996) considerando outros estudos que tratam desta
temática.