XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
Acima, se apresentam imagens onde a escuta é visível,
com momentos cotidianos onde predominam, a partir do
prisma infantil, a democracia, a socialização e o exercício da
cidadania, que muitas vezes a escola insiste em sistematizar
demais, “escolarizar” demais. No momento em que as crian-
ças valorizam o
silêncio
no espaço da comunicação (FREIRE,
[1996] 2017, p. 115), ela reconhece o outro, pois em algum
momento do diálogo, ela estará na posição deste outro. Esse
é a dinâmica constante do ser dentro de um meio social que
exige comunicação.
RESULTADOS
A partir da análise realizada, pode-se destacar que
toda a vasta teoria freiriana, apesar de não estar especifi-
camente dirigida a (s) infância (s), pode adequar-se a essa
esfera. Especificamente, a obra
Pedagogia da Autonomia
([1996] 2017) possui a qualidade de esmiuçar a prática pe-
dagógica sob o panorama do educando como ser humano
digno de liberdade, autonomia, identidade própria e respei-
to. Esta exploração é cabível também quando se fala de Edu-
cação Infantil, já que é nesta que o processo de autonomia
dos sujeitos tem o seu ponto de partida.
Se trabalho com crianças devo estar atento à difí-
cil passagem ou caminhada da heteronomia para
a autonomia, atento à responsabilidade de minha
presença que tanto pode ser auxiliadora como
pode virar perturbadora da busca inquieta dos edu-
candos. (FREIRE, [1996] 2017, p. 69)
Um pouco sobre a prática pedagógica como premissa
para o processo de autonomia na (s) infância (s), destaca-se
a fala acima do autor, identificando as possibilidades deste
processo na criança como responsabilidade do educador.
Sendo assim, necessita-se de uma reflexão crítica sobre de
como o docente tem se constituído perante a pluralidade de
infâncias, de culturas, de modos de ser e viver dos sujeitos
hoje presentes no âmbito social e escolar.