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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a libertação e a transformação social. Até mesmo durante
esse período de contação podemos influenciar tanto posi-
tivamente quanto negativamente no processo formativo de
nossas crianças, dependendo somente de nossas atitudes e
intencionalidades enquanto educadores.
Percebemos que as histórias infantis têm muito a con-
tribuir, trazendo significado para a criança quando diz algo
a respeito da sua vida e do seu mundo, pois, como Craidy
& Silva afirmam: “Todos nós temos necessidade de contar
aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos
[...]” (2001, p. 69). Uma história só prenderá a atenção, quan-
do despertar a curiosidade, estimular a imaginação, ajudar
a desenvolver o intelecto, tornando mais claras as emoções,
vindo ao encontro das ansiedades e das aspirações, reco-
nhecendo as limitações, as vivências e as dificuldades e, ao
mesmo tempo, sugerindo soluções para os problemas que
perturbam as crianças.
Ao ouvir uma história, a criança fica presa às cenas,
imaginando as possíveis sequências e soluções. O uso de re-
cursos concretos como gravuras, fantoches, maquetes per-
mitem a visualização da história, estimulando a imaginação
e a concretização das cenas.
A ação de ler e de contar histórias aos sujeitos permite
a concretização das ideias abstratas, relacionando a reali-
dade com as cenas que se sucedem. Essa leitura do mundo
antecede a leitura da palavra, gerando uma compreensão
do lido a partir do visto, do vivido, do experienciado. Daí a
importância de conhecer o contexto sócio-histórico-cultural
para trabalhar as diferentes histórias dentro e a partir da
realidade, apontando caminhos, possibilidades para a cons-
trução de uma nova cultura, democrática e humanizadora.
Segundo Lajolo & Zilberman (1991), a literatura infan-
til aguça um imaginário peculiar nas crianças, o qual pode
dar-se em duas direções:
De um lado, reproduz e interpreta a sociedade na-
cional, avaliando o processo acelerado de moder-
nização, nem sempre aceitando-o com facilidade,