2310
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a pala-
vra”, o qual esteve presente em outros espaços institucionais,
públicos, escolares e não-escolares que possibilitaram a essas
pessoas participarem do mesmo. Porém, por diferentes moti-
vos no ano de 2017, estivemos somente em escolas públicas
proporcionando às crianças vivenciarem as contações.
Pensar no modo como as crianças se expressam e co-
municam, nos leva a compreender ainda mais a escuta sen-
sível e o olhar aguçado em Freire. Sendo assim, propomos a
escrita deste trabalho como um condutor escrito, mas que
também mostrará um pouco do que o grupo de pesquisa
Dialogus,
coordenado pelo professor Celso Ilgo Henz
4
, man-
tido pela Universidade Federal de Santa Maria, vem desen-
volvendo nos últimos anos, com o projeto de extensão, hoje
intitulado “
Hora do Conto: lendo a palavra e auto(trans)
formando realidades
”.
O presente projeto desenvolveu-se no ano de 2017,
com suas ações em duas escolas do município de Santa Ma-
ria/RS, atuando em turmas de Educação Infantil (Berçários,
Maternal I e II, Pré-escola A e Pré-escola B) e uma turma de
primeiro ano do Ensino Fundamental. No decorrer dos en-
contros foram propostas contações de histórias. Por meio das
apresentações de histórias, entendemos estar estimulando o
gosto pela leitura, em roda uns com os outros, e o gostar de
estar com gente que imagina, cria, recria, sente e de diversas
formas experimenta outras formas de linguagens.
DESENVOLVENDO ALGUMAS PERSPECTIVAS
DIALÓGICAS QUANTO ÀS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS...
A partir das histórias contadas, percebemos a impor-
tância da literatura para a constituição das diferentes gen-
tes, adultos e crianças. Observamos no decorrer dos nossos
encontros dialógicos, como as crianças desenvolvem seus
processos afetivos, sociais, cognitivos, motores e culturais.
No decorrer dos encontros fomos ampliando nossos olha-
4
Coordenador do projeto, Doutor em Educação- UFRGS. Professor Adjunto
2. UFSM. E-mail:
celsoufsm@gmail.com