2306
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
REFERÊNCIAS:
CARVALHO, Regiane Sbroion de; SILVA, Ana Paula Soares da.
A participação infantil em foco: uma entrevista com Na-
tália Fernandes
. Revista Psicologia em Estudo.
Marin-
gá/PR, v. 21, n. 1 p. 187-194, jan./mar. 2016. Disponível
em:
<http://eduem.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/ article/view/28430/pdf>. Acesso em: 3 maio 2018.
DELALANDE, Julie. As crianças na escola: pesquisas antro-
pológicas. In: FILHO, Altino José Martins Filho; PRADO,
Patrícia Dias (Org.).
Das pesquisas com crianças à
complexidade da infância
. São Paulo: Autores Asso-
ciados, 2011.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: Importância e atualidade de
sua obra.
Revista e-curriculum.
São Paulo, v. 7 n. 3,
dez. 2011. EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE
PAULO FREIRE. Disponível em:
<http://revistas.pucsp. br/index.php/curriculum>. Acesso em: 3 maio 2018.
FERNANDES, Natália. A participação infantil em foco: uma
entrevista com Natália Fernandes. In: CARVALHO, Re-
giane Sbroion de; SILVA Ana Paula Soares da.
Psicolo-
gia em Estudo.
Maringá, v. 21, n. 1 p. 187-194, jan./
mar. 2016.
FILHO, Altino José Martins Filho. Crianças e adultos: Marcas
de uma relação. In: FILHO, Altino José Martins Filho
(Org.).
Criança pede respeito:
ação educativa na cre-
che e na pré-escola. Porto Alegre: Mediação, 2015.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2005.
______ .
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, C.
Nova luz sobre a antropologia
. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, 2001.
PROUT, A.
Reconsiderar a nova sociologia da infância
.
Braga, Portugal: Universidade do Minho. Instituto de
Estudos da Criança, 2004.