XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2285
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
BRINCADEIRA DE CRIANÇA COMO
É BOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Géssica Camargo Müller
1
Laiz Cristina dos Santos Silveira
2
Resumo:
O presente artigo apresenta um relato de expe-
riência que visa dialogar a respeito do ponto de vista frei-
reano e as práticas pedagógicas na educação infantil. O pro-
jeto foi realizado no ano de 2017, em uma escola pública
na cidade de Gramado, RS. A turma do maternal participou
do Programa União Faz a Vida, idealizado pela cooperativa
Sicredi. O objetivo principal foi estimular brincadeiras sau-
dáveis, que instiguem a inteligência das crianças, propor-
cione momentos de construção e reconstrução de saberes.
Portanto, o objetivo é mostrar a realidade dentro do con-
texto da educação infantil, voltado para a educação como
um todo, de forma integral, sem distanciamento da essência
humana, libertadora e autônoma do educando.
Palavras-chave:
Escola. Brincadeiras. Família.
“Há muitos anos, eu tenho o que... eu acho que uns
30 anos que eu brinquei, daí já pensou voltar a brin-
car a ser criança de novo? Vem aquela lembrança,
é muito bom”
Depoimento de avó
INTRODUÇÃO
O presente artigo trata-se de um relato de experiên-
cia que visa dialogar a respeito do ponto de vista freireano e
as práticas pedagógicas na educação infantil.
O projeto foi realizado no ano de 2017, em uma esco-
la pública na cidade de Gramado RS. A turma do maternal
1
Pedagoga graduada pela FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara. In-
tegrante do GEPF- Grupo de Estudos Paulo Freire Faccat.
2
Pedagoga graduada pela FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara. In-
tegrante do GEPF- Grupo de Estudos Paulo Freire Faccat.