Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2285 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2285 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2285

EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

BRINCADEIRA DE CRIANÇA COMO

É BOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Géssica Camargo Müller

1

Laiz Cristina dos Santos Silveira

2

Resumo:

O presente artigo apresenta um relato de expe-

riência que visa dialogar a respeito do ponto de vista frei-

reano e as práticas pedagógicas na educação infantil. O pro-

jeto foi realizado no ano de 2017, em uma escola pública

na cidade de Gramado, RS. A turma do maternal participou

do Programa União Faz a Vida, idealizado pela cooperativa

Sicredi. O objetivo principal foi estimular brincadeiras sau-

dáveis, que instiguem a inteligência das crianças, propor-

cione momentos de construção e reconstrução de saberes.

Portanto, o objetivo é mostrar a realidade dentro do con-

texto da educação infantil, voltado para a educação como

um todo, de forma integral, sem distanciamento da essência

humana, libertadora e autônoma do educando.

Palavras-chave:

Escola. Brincadeiras. Família.

“Há muitos anos, eu tenho o que... eu acho que uns

30 anos que eu brinquei, daí já pensou voltar a brin-

car a ser criança de novo? Vem aquela lembrança,

é muito bom”

Depoimento de avó

INTRODUÇÃO

O presente artigo trata-se de um relato de experiên-

cia que visa dialogar a respeito do ponto de vista freireano e

as práticas pedagógicas na educação infantil.

O projeto foi realizado no ano de 2017, em uma esco-

la pública na cidade de Gramado RS. A turma do maternal

1

Pedagoga graduada pela FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara. In-

tegrante do GEPF- Grupo de Estudos Paulo Freire Faccat.

2

Pedagoga graduada pela FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara. In-

tegrante do GEPF- Grupo de Estudos Paulo Freire Faccat.