2284
EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tes plásticas, esculturas recicláveis, argila, massinha de mo-
delar, papel machê, colagens, trabalhar a imagem estáticae
em movimento, fazendo fotos, imitando a imagem da obra
de arte a ser trabalhada, fazendo atividades que envolvam
a arte do impressionismo e o expressionismo, utilizando
diferentes técnicas de pinturas, trabalhando com texturas,
dramatizações de poesias, figuras artísticas e confecção de
dobraduras. Todas as atividades serão expostas e discutidas
com as crianças. Como resultados, espera-se que todos os
envolvidos percebam a importância da linguagem artística e
como expressá-la, a partir do desenvolvimento da capacida-
de criadora, o despertar da sensibilidade a todo o ambiente
que nos cerca, com sua vida e riqueza e a todas as pessoas.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. MACEDO, Donaldo.
Alfabetização:
Leitura
do mundo, leitura da palavra. Tradução de: OLIVEIRA,
Lólio Lourenço de. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2013.
FREIRE, Ana Maria Araújo (Org).
Pedagogia da libertação
em Paulo Freire.
São Paulo: Unesp, 2001.
LEVIN, Esteban.
A infância em cena
– Constituição do su-
jeito e desenvolvimento psicomotor. Petrópolis: Vozes,
1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Bá-
sica.
Diretrizes Curriculares Nacional para a Educa-
ção Infantil.
Brasília: MEC/SEB, 2010.