XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
MOUNIER, PAULO FREIRE E O SER
HUMANO INTEGRAL, A PARTIR DE
UMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA
Leonardo da Silva Cezarini
1
Alex Martins de Oliveira
2
RESUMO:
Nascemos e crescemos em uma sociedade mar-
cada por uma mudança irreversível no nível da tecnologia. A
produção, a comunicação e a informação foram profunda-
mente transformadas nas últimas décadas. Entretanto, ape-
sar dessa grande mudança em nossa sociedade, a tecnolo-
gia não garantiu que o sujeito tivesse sua individualidade
e dignidade pessoal asseguradas. O sujeito cada vez mais
se encontra em uma situação em que seu conhecimento e
criticidade são reduzidos pela velocidade das informações.
A partir de uma perspectiva crítica, buscamos fazer uma
diálogo entre Emmanuel Mounier e Paulo Freire sobre suas
visões da relação humana com as tecnologias. Paulo Freire
propunha que o sujeito não fosse apenas produto de um
meio ideológico, mas que, individualmente, tentasse “ser
mais”, de forma crítica e convincente, e Mounier ressaltava
que o sujeito era dotado de dignidade inalienável e sua pos-
tura sobre o mundo devia refletir esta dignidade. O resulta-
do teórico desse trabalho aponta que ambos os autores res-
saltam a crítica e o saber de cada indivíduo frente ao mundo
contemporâneo e nossa sociedade altamente tecnológica,
onde o protagonismo deve ser exercido pelo ser humano e
não pela tecnologia.
Palavas-chave:
Personalismo. Tecnologia. Diálogo. Integra-
lidade. Emancipação.
1
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Doutorado em Educação – Leo-
nardo.cezarini@ifrs.edu.br2
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Doutorado em Educação - alex.
oliveira@poa.ifrs.edu.br