364
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
lacionados à vida, à cultura e à sociedade. Além disso, 100%
dos/das estudantes disseram que realizaram as leituras dos
textos literários e pensam que elas contribuíram para a sua
formação acadêmica e cultural. Através deste instrumento
avaliativo também foi possível apontar a relevância do pro-
jeto: em uma escala numérica de 1(irrelevante) a 10(muito
relevante), 55% atribuiu nota 10 e a menor nota atribuída foi
7, com apenas 5%.
Depoimentos também foram registrados: “Eu tenho
apenas elogios, desejo que esse projeto tenha vida longa,
que nunca acabe, pois é uma experiência que todos que
passam pelo Ifsul deveriam prestigiar”. Como se vê, na visão
dos/das estudantes, o projeto é uma excelente oportunida-
de de aprendizagem. Por outro lado, também é necessário
estarmos atentos às fragilidades: mesmo que 60% dos/das
estudantes afirmou que melhorou muito em relação à com-
preensão e ao uso da norma urbana de prestígio, 40% ainda
percebe pouca evolução em relação a estes aspectos. Esse
dado, portanto, deve subsidiar o planejamento das próxi-
mas edições.
Também destaco que, através da auto avaliação, os/
as alunos/as percebem que, mesmo tendo ainda o que
aprender, é possível dizer que se aprendeu muito. Esclare-
ço dando um exemplo: quando eram questionados sobre a
aprendizagem em relação à organização do texto, muitos
deles me diziam: “Não aprendi, professora, porque volta e
meia ainda erro nas vírgulas e nos parágrafos”. Então, eu
os questionava: “Como era o teu texto antes do projeto?
Tu reconhece alguma mudança? Se eu pedisse para que tu
narrasse uma outra história hoje, tu pensa que o texto seria
parecido com aquele da primeira versão?”. Eles respondiam:
“Com certeza, não”.
Por isso, afirmo com tranquilidade que a prática edu-
cativa gerou aprendizagens estruturantes para todos os/as
alunos/as que participaram do projeto porque estes melho-
raram suas habilidades de leitura e escrita, além de terem
a oportunidade de expressar e valorizar seus conhecimen-