Table of Contents Table of Contents
Previous Page  360 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 360 / 2428 Next Page
Page Background

360

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

impressão dos livros sejam realizadas. Por isso, por volta

de décima quinta aula, nós retomamos a discussão sobre o

projeto. Os/as alunos/as foram divididos/as em grupos para

que pudessem refletir e responder:

a) Como o projeto foi desenvolvido? Quais foram as

etapas para a sua construção?

b) O que você aprendeu nessas etapas?

c) Quais as leituras que realizamos nesse semestre

que nos ajudaram a compreender a estrutura da

narrativa? Você já havia lido textos como esses?

Como foi a experiência da leitura?

d) Quais foram os aprendizados em relação à língua

portuguesa?

e) Quais foram os aprendizados em relação à vida?

f) O que desejamos que as pessoas façam com as his-

tórias que escrevemos?

Cada grupo se responsabilizou, então, pelo registro da

resposta de uma das perguntas. Depois, elegeram um dos

participantes como porta-voz. Estes, por sua vez, leram para

a turma e, se todos concordassem, o texto seria apresentado

na cerimônia, com o objetivo de explicar a metodologia de

trabalho para aquelas pessoas presentes na cerimônia.

Na décima oitava aula do semestre (do total de 20

encontros) acontece a Noite de autógrafos. Na edição de

2016/2, porém, aconteceu no semestre seguinte, no dia 07

de março de 2017, porque eu estive afastada devido a uma

gestação de risco. Na ocasião, as outras 5 turmas do curso

técnico em Administração- modalidade Proeja foram convi-

dadas, além dos professores, amigos e familiares. A cerimô-

nia contou com mais de 150 pessoas e durou cerca de uma

hora e meia, iniciando com a manifestação do diretor do

campus, seguida pela palavra do coordenador do curso. Eu

também tive espaço para manifestar-me e, logo em seguida,

os/as alunos/as da turma 4F explicaram como o projeto se