360
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
impressão dos livros sejam realizadas. Por isso, por volta
de décima quinta aula, nós retomamos a discussão sobre o
projeto. Os/as alunos/as foram divididos/as em grupos para
que pudessem refletir e responder:
a) Como o projeto foi desenvolvido? Quais foram as
etapas para a sua construção?
b) O que você aprendeu nessas etapas?
c) Quais as leituras que realizamos nesse semestre
que nos ajudaram a compreender a estrutura da
narrativa? Você já havia lido textos como esses?
Como foi a experiência da leitura?
d) Quais foram os aprendizados em relação à língua
portuguesa?
e) Quais foram os aprendizados em relação à vida?
f) O que desejamos que as pessoas façam com as his-
tórias que escrevemos?
Cada grupo se responsabilizou, então, pelo registro da
resposta de uma das perguntas. Depois, elegeram um dos
participantes como porta-voz. Estes, por sua vez, leram para
a turma e, se todos concordassem, o texto seria apresentado
na cerimônia, com o objetivo de explicar a metodologia de
trabalho para aquelas pessoas presentes na cerimônia.
Na décima oitava aula do semestre (do total de 20
encontros) acontece a Noite de autógrafos. Na edição de
2016/2, porém, aconteceu no semestre seguinte, no dia 07
de março de 2017, porque eu estive afastada devido a uma
gestação de risco. Na ocasião, as outras 5 turmas do curso
técnico em Administração- modalidade Proeja foram convi-
dadas, além dos professores, amigos e familiares. A cerimô-
nia contou com mais de 150 pessoas e durou cerca de uma
hora e meia, iniciando com a manifestação do diretor do
campus, seguida pela palavra do coordenador do curso. Eu
também tive espaço para manifestar-me e, logo em seguida,
os/as alunos/as da turma 4F explicaram como o projeto se