XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Mesmo que as orientações de nosso mestre Freire te-
nham, pelo menos, 20 anos, ainda perpetuam-se práticas de
muita resistência na valorização dos saberes dos educandos
da EJA. Por isso, o projeto Histórias que Merecem ser Con-
tadas busca valorizar e resgatar episódios significativos da
vida dos/das estudantes. No exercício de resgate, narram e
valorizam um episódio de sua história e aprendem ou apri-
moram estratégias narrativas, bem como aspectos linguísti-
cos contextualizados.
E, em relação ao aprendizado da língua, “a escrita, na
diversidade de usos, cumpre funções comunicativas social-
mente específicas e relevantes” (ANTUNES, 2003, p.47). Daí
a iniciativa de construir textos que sejam não só escritos (o
que parece bobo afirmar), mas que sejam efetivamente lidos
e que possam ratificar a natureza interacionista da língua
(tomando a escrita não apenas como um exercício peda-
gógico vazio de sentido, mas como uma possibilidade real
de interação). Nas palavras de Antunes (2003), um trabalho
pedagógico mais produtivo e relevante só é possível se con-
siderarmos que “(...) as línguas só existem para promover a
interação entre as pessoas” (p. 41). Além disso, tomo em
consideração o fato de que “(...) a língua só se atualiza a ser-
viço da comunicação intersubjetiva, em situações de atua-
ção social e através de práticas discursivas, materializadas
em textos orais e escritos” (p. 42).
Acredito que o ato de delimitar o conceito de língua
adotado na construção do projeto em foco fala muito so-
bre as implicações pedagógicas, assim como a delimitação
do que pretendemos alcançar com as aulas de língua por-
tuguesa. Assim, dialogo com as palavras de Bagno (2015),
porque acredito que “(...) ensinar português tem que ser,
antes de mais nada, ensinar a ler e a escrever. A educação
linguística é a tarefa do letramento constante e ininterrupto
dos alunos” (p. 170).
Delimitados alguns conceitos-chave que norteiam esta
prática, detenho-me detenho-me a descrever a experiência
ocorrida no segundo semestre de 2016 (chamo a atenção