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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

e a EJA. Quando entrei na sala de aula, percebi que aquele

contexto era muito diferente do que eu já havia experimen-

tado. Somado a este fato, durante a minha formação, pouco

se falou dessa modalidade. Dessa forma, frente ao novo ce-

nário educacional, tive a ideia de pedir aos estudantes que

tomassem um pedaço de papel e me contassem um pouco

sobre quem eram e como haviam chegado até ali.

Esse primeiro exercício tinha o intuito de realizar uma

sondagem das habilidades de escrita, bem como trazer sub-

sídios para que eu entendesse melhor quem eram aquelas

pessoas. Entretanto, o resultado foi surpreendente: a escrita

foi intensa, bem como a leitura dos textos no dia seguin-

te. Num primeiro momento, percebi a urgência de dar voz

àquelas pessoas. Elas queriam o direito de serem ouvidas e

respeitadas pelas suas histórias de vida e pela sua sabedoria,

mas não encontravam (ou encontravam pouco) espaço den-

tro do ambiente escolar.

Eu acreditava (a ainda acredito) na ideia da narrati-

va da trajetória de vida como oportunidade de ressignificar

vivências (provocada por minhas experiências de vida e pe-

los estudos realizados no mestrado em Educação) e estava

atenta às palavras de educadores de referência do nosso

país (destaco, especialmente, Paulo Freire). Também me

preocupava com o propósito pedagógico, pois, tratando-se

de um ambiente educacional, percebia muitas demandas re-

lacionadas à aprendizagem de Língua Portuguesa. Foi quan-

do decidi criar um projeto que valorizasse o conhecimento

de vida de nossos/as alunos/as, assim como respeitasse as

demandas do currículo da disciplina.

Julgo necessário destacar que o nosso câmpus está

localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA),

na área chamada de Vale dos Sinos. Sapucaia do Sul é um

município eminentemente de periferia urbana, industrial e

dormitório. Além disso, a maioria da sua população é consti-

tuída por migrantes do interior do RS ou de outros estados,

vindos (em grande parte) devido ao processo de industria-

lização da região ocorrido na década de 80. Devido a essa