XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
ximação de elementos contíguos, atribuindo-lhes um título
e, na sequência, computamos manualmente as frequências.
Esse exercício foi progressivo após a coleta de dados em
cada um dos
campi,
e também após os “fóruns devolutivos”,
gerando inúmeros reagrupamentos até sua validação pelos
grupos de trabalho.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A reflexão em prol de uma universidade que dialogue
com os atores/movimentos sociais a partir de canais de es-
cuta das demandas comunitárias foi o mote inspirador para
refletir acerca da concepção, estrutura e práticas acadêmicas
sob o olhar extensionista, o que significou pensar a diversi-
dade e as políticas públicas diretamente ligadas à inclusão
acadêmica e social.
Sob essa conjugação de fatores e, a partir da filia-
ção freireana, em diálogo com os estudos de Santos (2010,
2011a, 2011b, 2013), Santos e Menezes (2010), Maturana
e Varela (2001), Bachelard (2004), Prigogine (2011), Arroyo
(2014), Moraes (2017) e Morin (2012, 2015), propusemo-
-nos a, mais do que edificar um lastro teórico, concertar um
aprendizado coletivo que subsidiasse a formulação da po-
lítica institucional da extensão, e sustentasse a reorientação
do eixo pedagógico “extensão-pesquisa-ensino” como um
alicerce de diálogo e construção de saberes diante de um
paradigma educacional emergente, baseado na reflexidade
crítica, na interdisciplinaridade e na indissociabilidade das
dimensões acadêmicas. Uma proposta educacional que se
desafia a superar o ensino instrumental, utilitário e repro-
dutivo, centrado no professor e limitado ao espaço áulico,
fundamentando-se em aprendizagens crítico-reflexivas, sob
protagonismo discente, em contextos reais.
Nessa direção, segundo Moraes (2017), o paradigma
educacional emergente
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nos impõe novas práticas pedagó-
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Parto da constatação da transição paradigmática da ciência em marcha,
fundamentada no reconhecimento de outras formas, práticas e atores que
referenciam o conhecimento histórico-social, além da geografia europeia