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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
de humanização e libertação de oprimidos, a intersubjetivi-
dade, a complexidade, a interdisciplinaridade, a afetividade.
Parte-se da desestabilização da racionalidade científica da
modernidade e do enfrentamento aos desafios apresenta-
dos pela transição paradigmática em curso. Nessa conjun-
tura, apoiamo-nos na legitimação do conhecimento “[...]
como uma produção social, que resulta da ação e reflexão,
da
curiosidade
em constante movimento de procura” (FREI-
RE, 2001, p. 8) e da educação como uma relação dialógico-
-dialética entre educandos, educador e seu mundo (FREIRE,
1987). Intentamos, outrossim, contribuir para a edificação
de um sentido de ser e fazer universidade, tendo por fun-
damentos a ressignificação da concepção de extensão cri-
ticada por Freire (2013) e a decolonialidade epistêmica dos
currículos dos cursos de graduação.
METODOLOGIA
A tessitura da pesquisa-ação-formação é delineada
no período de 2010-2016, em diferentes etapas, sinalizadas
pela discussão da história, sentidos e práticas extensionis-
tas e pela formação docente. No percurso investigativo (do
qual participaram 681 docentes, de um universo de 1.116),
o caminho foi marcado pela imersão exploratória, por in-
termédio de pesquisa documental e bibliográfica, além de
intensas discussões envolvendo a equipe da extensão, coor-
denações acadêmicas e de extensão e, docentes dos nove
campi e da unidade de educação a distância da ULBRA. A
formação perpassou todas as fases, associando “docentes
em formação” e “docentes formadores” em uma relação de
aprendizados mútuos.
A análise dos dados, segmentada nas distintas e su-
cessivas etapas, caracterizou-se por um círculo hermenêu-
tico, mediante o processo de compreensão-interpretação
coletiva-nova interpretação. Na interpretação e tratamento
dos dados foi empregado o método de análise de conteúdo
(BARDIN, 2011). Para a categorização dos registros, parti-
mos dos elementos particulares e os reagrupamos por apro-