XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
a práxis educativa no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio Grande do Sul –
Campus
Sertão, o de-
safio principal a enfrentar é o de saber implementar uma es-
tratégia educativa. Isto é, planejar e pôr em prática proces-
sos educativos ordenados, lógicos, coerentes, que tenham
sequência e uma perspectiva tal, que nos permitam chegar a
apropriar-nos criticamente da realidade para transformá-la.
Atualmente, o
Campus
Sertão oferta nove cursos de
Educação Superior, entre eles dois cursos de licenciatura e
um de formação pedagógica. Para além dos objetivos do
Governo Federal de indicar como prioridade dos IFs o de-
senvolvimento da educação profissional na forma de cur-
sos integrados, a criação dos Institutos Federais possibilitou
uma heterogeneidade maior no corpo docente dessas insti-
tuições, que apesar das discussões críticas no âmbito da sua
constituição (PACHECO, 2011), ainda pendem para um viés
tecnicista, atreladas aos interesses do mercado de trabalho.
Nesse sentido existem muitas resistências à participação e
ao envolvimento em discussões pedagógicas, fato que di-
ficulta para que esses trabalhadores da educação proble-
matizem sobre a sua prática e a práxis educativa, condição
indispensável para a reflexão crítica sobre a práxis,
o pensar certo sabe, por exemplo, que não é a par-
tir dele como um dado, que se conforma a prática
docente crítica, mas sabe também que sem ele não
se funda aquela. A prática docente crítica, implican-
te do pensar certo, envolve o movimento dinâmico,
dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. O
saber que a prática docente espontânea ou quase
espontânea, “desarmada”, indiscutivelmente pro-
duz é um saber ingênuo, um saber de experiência
feito, a que falta a rigorosidade metódica que ca-
racteriza a curiosidade epistemológica do sujeito.
Este não é o saber que a rigorosidade do pensar
certo procura. Por isso, é fundamental que, na prá-
tica da formação docente, o aprendiz de educador
assuma que o indispensável pensar certo não é pre-
sente dos deuses nem se acha nos guias dos pro-
fessores que iluminados intelectuais escrevem des-
de o centro do poder, mas, pelo contrário, o pensar