336
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
apareceram especialmente na aprendizagem dos conteúdos
e aprovação no final do ano letivo.
Palavras-chave:
Aprendizagem. Ensino Técnico. Monitoria.
O PROGRAMA DE MONITORIA NO
CAMPUS
SERTÃO
O Programa “Monitoria acadêmica e grupo de estu-
dos: inter-relação entre prática e teoria no trabalho peda-
gógico”, surgiu a partir da lacuna existente no IFRS
Campus
Sertão, pois é um programa de monitoria acadêmica onde
consta também de um grupo de estudos que visa a práxis
educativa da instituição. Constitui-se de espaços de estudo
sobre a prática pedagógica do IFRS –
Campus
Sertão, tendo
a monitoria acadêmica como uma ação de auxílio aos estu-
dantes que apresentam alguma dificuldade no processo de
aprendizagem. O programa visa também a permanência e
êxito acadêmico desses educandos, sendo um canal para
a problematização do trabalho pedagógico e da formação
docente na instituição. As ações do programa inicialmente
sustentam-se no tripé: monitoria acadêmica, grupo de es-
tudos e a atuação do(s) estudante(s) dos cursos de Ensino
Médio, Superiores e Pós Graduação, na perspectiva de valo-
rização desses cursos e do protagonismo pedagógico dos
seus estudantes. As ações do programa estão em constante
construção, e novas iniciativas são criadas, pensando não
somente no desempenho acadêmico dos estudantes que
recebem a monitoria, mas também nas transformações que
ocorrem a partir das experiências sociais construídas ao lon-
go dos encontros, pois há um processo de construção de
identidade contínuo.
Os encontros da monitoria realizam-se semanalmen-
te, preferencialmente em horários em que os educandos
não estejam desempenhando outras atividades no
Campus.
Cabe a monitoria, acompanhar as atividades feitas em sala
de aula e auxiliar de forma prática e dialogada com cada um,
de forma individualizada e coletiva, instigando e enrique-