334
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
política (1999 - 2002).
Revista FEE
. v. 29, n. 2 (2008), p.
301-328. Disponível em:
<http://revistas.fee.tche.br/ index.php/ensaios/article/viewFile/2179/2573>. Aces-
so em: 16 jul. 2015.
DUFFAURE, André; ROBERT, Jean.
Une Méthode active
d’apprentissage agrícole.
Paris: AIMFR, 1955
FREIRE, Paulo
. Pedagogia da Esperança:
Um reencontro
com a Pedagogia do oprimido. 4 ed. (1 edición: 1992).
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 25 ed. (1 edición:
1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
Saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MANUAL DE OPERAÇÃO DO PRONERA, Brasilia-DF: PRONE-
RA, 2016.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. INSTITUTO
NACIONAL DE COLONIZAÇÃOE REFORMA AGRÁRIA.
II Plano Nacional de Reforma Agrária:
Paz, Produ-
ção e Qualidade de Vida no Meio Rural. 2004.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.
Progra-
ma Nacional de Crédito Fundiário:
Consolidação
da Agricultura Familiar (Manual de Operações). SRA/
MDA. Brasília, 2005.
PROJETO PEDAGÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
EM AGROPECUÁRIA, Frederico Wesphalen-RS: URI,
2014.
______.
Programa nacional de crédito fundiário: uma ava-
liação qualitativa (2003-2010).
TORRENS, J. C. S.
(Coord.). Brasília: IICA/MDA/PCT-Crédito Fundiário,
2011. 164 p. (Estudos de reordenamento agrário, v. 7).
SECRETARIA ESPECIAL DE AGRICULTURA FAMILIAR E DO
DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.
Crédito Fundiário.
Brasília, 2017. Disponível em:
<http://www.mda.gov. br/sitemda/secretaria/sra-crefun/sobre-o-programa>.
Acesso em: 20 mar. 2017.