338
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ou mais o tempo gasto para a aquisição dos conhecimentos
elementares. O uso de monitoria sempre foi uma estratégia
utilizada em escolas unidocentes, cuja prática era atender,
na mesma sala de aula, alunos da 1ª à 5ª série, pois, assim,
os mais experientes ajudavam os que estavam cursando sé-
ries mais iniciais. No Ensino Superior, somente na década de
1960, com a Lei de Reformulação do Ensino Superior (Lei nº
5540/68), é que se instituiu oficialmente a figura do monitor.
Assim, as tarefas assumidas pelos estudantes moni-
tores têm como objetivo auxiliar o professor titular, e, nos
cursos superiores, a monitoria tem sido utilizada, com mui-
ta frequência, como estratégia de apoio ao ensino, espe-
cialmente para atender estudantes com dificuldades de
aprendizagem. Percebe-se, em sua aplicabilidade, que ela
conserva a concepção original, pela qual os estudantes mais
adiantados nos programas escolares auxiliam na instrução e
na orientação de seus colegas.
Respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regi-
mentos das instituições e nos projetos pedagógicos insti-
tucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de gra-
duação, mediante a atuação de monitores em práticas e
experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam ar-
ticulação entre teoria e prática e integração curricular. Visa
também oportunizar ao graduando atitudes autônomas pe-
rante o conhecimento, assumindo, com maior responsabili-
dade, o compromisso de investir em sua formação.
A monitoria tende a ser representada como uma ta-
refa que solicita competências do monitor para atuar como
mediador da aprendizagem dos colegas, contando para sua
consecução, com a dedicação, o interesse e a disponibilida-
de dos envolvidos. Nessa perspectiva, o monitor atua como
orientador e organizador das propostas de ensino quer em
pequenos grupos, quer em atividades com a turma toda.
Verifica-se que as atividades de monitoria dizem res-
peito a uma ação extra-classe que busca resgatar as dificul-
dades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes
de amenizá-las. O trabalho de monitoria sob esse enfoque