Table of Contents Table of Contents
Previous Page  340 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 340 / 2428 Next Page
Page Background

340

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

a enriquecer o trabalho de preparação da disciplina. Durante

o planejamento das aulas, pode-se compartilhar com o mo-

nitor a função de pesquisar sobre tópicos que o docente pre-

tende tratar, com o intuito de apresentar novas abordagens e

inovações em evidência na mídia e nas publicações da área.

Ademais, ele pode contribuir com a preparação de material

para aula (por exemplo, na organização de experimentos e do

material para aulas práticas, assim como de recursos audiovi-

suais, desde que em parceria com o docente).

Na interação em sala de aula, o monitor poderá assumir

funções de assistência a estudantes nas práticas laboratoriais

ou nas atividades de classe solicitadas pelo docente. Mais rico

ainda seria o professor, quando sentir que está preparado

para isso, responsabilize-o por um tópico de uma aula, apre-

sente alguma inovação que tenha encontrado, relate uma

experiência etc. Conforme o planejamento estabelecido, exis-

tiriam momentos de responsabilidade do monitor durante a

execução da aula, supervisionada por seu orientador.

A relação entre monitor e professor orientador deve

ser de confiança mútua. A elaboração de uma avaliação a

ser aplicada aos alunos poderia ser discutida com o monitor,

procurando-se captar dele sua interpretação sobre as ques-

tões propostas. Assim, minimiza-se o risco de construção de

questões de sentido ambíguo ou fora do contexto desen-

volvido em sala de aula.

A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE MONITORIA NO

ESPAÇO DE ENSINO

Sendo uma das ações que busca, dentro das necessi-

dades de formação, destinar aos educandos, regularmente

matriculados, uma opção extra, de espaço de aprendizagem,

para reverem e estudarem os conteúdos vistos no currículo

escolar. Ao monitor, essa atividade potencializa o interesse

pela docência, renovando práticas pedagógicas aprendidas

através de atividades ligadas ao ensino.

O programa consiste num conjunto de ações articula-

das com a finalidade de constituir espaços de estudo sobre