340
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a enriquecer o trabalho de preparação da disciplina. Durante
o planejamento das aulas, pode-se compartilhar com o mo-
nitor a função de pesquisar sobre tópicos que o docente pre-
tende tratar, com o intuito de apresentar novas abordagens e
inovações em evidência na mídia e nas publicações da área.
Ademais, ele pode contribuir com a preparação de material
para aula (por exemplo, na organização de experimentos e do
material para aulas práticas, assim como de recursos audiovi-
suais, desde que em parceria com o docente).
Na interação em sala de aula, o monitor poderá assumir
funções de assistência a estudantes nas práticas laboratoriais
ou nas atividades de classe solicitadas pelo docente. Mais rico
ainda seria o professor, quando sentir que está preparado
para isso, responsabilize-o por um tópico de uma aula, apre-
sente alguma inovação que tenha encontrado, relate uma
experiência etc. Conforme o planejamento estabelecido, exis-
tiriam momentos de responsabilidade do monitor durante a
execução da aula, supervisionada por seu orientador.
A relação entre monitor e professor orientador deve
ser de confiança mútua. A elaboração de uma avaliação a
ser aplicada aos alunos poderia ser discutida com o monitor,
procurando-se captar dele sua interpretação sobre as ques-
tões propostas. Assim, minimiza-se o risco de construção de
questões de sentido ambíguo ou fora do contexto desen-
volvido em sala de aula.
A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE MONITORIA NO
ESPAÇO DE ENSINO
Sendo uma das ações que busca, dentro das necessi-
dades de formação, destinar aos educandos, regularmente
matriculados, uma opção extra, de espaço de aprendizagem,
para reverem e estudarem os conteúdos vistos no currículo
escolar. Ao monitor, essa atividade potencializa o interesse
pela docência, renovando práticas pedagógicas aprendidas
através de atividades ligadas ao ensino.
O programa consiste num conjunto de ações articula-
das com a finalidade de constituir espaços de estudo sobre