Table of Contents Table of Contents
Previous Page  337 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 337 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

337

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

cendo os conhecimentos já adquiridos por eles. No espa-

ço destinado aos encontros, as atividades são feitas com o

uso de recursos audiovisuais e também com a elaboração de

questionários on-line que contribuem para compreensão de

conteúdos, discussões onde os educandos debatem os as-

suntos abordados nas aulas e ainda dinâmicas diversificadas

que contribuam no processo de aprendizagem tornando o

ambiente mais leve e mobilizador.

ENTENDENDO A MONITORIA ACADÊMICA

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendiza-

gem que contribui para a formação integrada do estudante

nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de

graduação. Ela é entendida como instrumento para a me-

lhoria do ensino de graduação, através do estabelecimen-

to de novas práticas e experiências pedagógicas que visem

fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração

curricular em seus diferentes aspectos, tendo a finalidade de

promover a cooperação mútua entre estudante e professor,

a vivência com o professor e como as suas atividades técni-

co-didáticas.

Nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensa-

mento pedagógico de orientação crítico progressista, proce-

dimentos monitorais vêm ganhando espaço no contexto da

realidade educacional das instituições de ensino superior. A

monitoria, como procedimento pedagógico, tem demons-

trado sua utilidade, à medida que atende às dimensões “po-

lítica, técnica, e humana da prática pedagógica” (CANDAU,

2010 p.12-22). O aluno-monitor ou simplesmente monitor é

o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-

-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela

realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para

o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão à comunidade

dessa disciplina.

A monitoria baseia-se no ensino dos estudantes por

eles mesmos, tendo sido considerada uma das mais úteis

invenções pedagógicas modernas, por reduzir em um terço