XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
337
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
cendo os conhecimentos já adquiridos por eles. No espa-
ço destinado aos encontros, as atividades são feitas com o
uso de recursos audiovisuais e também com a elaboração de
questionários on-line que contribuem para compreensão de
conteúdos, discussões onde os educandos debatem os as-
suntos abordados nas aulas e ainda dinâmicas diversificadas
que contribuam no processo de aprendizagem tornando o
ambiente mais leve e mobilizador.
ENTENDENDO A MONITORIA ACADÊMICA
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendiza-
gem que contribui para a formação integrada do estudante
nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de
graduação. Ela é entendida como instrumento para a me-
lhoria do ensino de graduação, através do estabelecimen-
to de novas práticas e experiências pedagógicas que visem
fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração
curricular em seus diferentes aspectos, tendo a finalidade de
promover a cooperação mútua entre estudante e professor,
a vivência com o professor e como as suas atividades técni-
co-didáticas.
Nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensa-
mento pedagógico de orientação crítico progressista, proce-
dimentos monitorais vêm ganhando espaço no contexto da
realidade educacional das instituições de ensino superior. A
monitoria, como procedimento pedagógico, tem demons-
trado sua utilidade, à medida que atende às dimensões “po-
lítica, técnica, e humana da prática pedagógica” (CANDAU,
2010 p.12-22). O aluno-monitor ou simplesmente monitor é
o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-
-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela
realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para
o ensino, a pesquisa ou o serviço de extensão à comunidade
dessa disciplina.
A monitoria baseia-se no ensino dos estudantes por
eles mesmos, tendo sido considerada uma das mais úteis
invenções pedagógicas modernas, por reduzir em um terço