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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

divulgar e fortalecer a ideia de acesso à terra, como uma

forma muito mais dinâmica, de vida, de desenvolvimento de

pessoas, de produção de alimentos, de fortalecimento de

valores, cultura e mais que isso, de um campo com gente.

Os desafios precisam ser refletidos e problematizados,

afim de que soluções sejam construídas, é preciso desta-

car que existem problemas sérios para serem resolvidos. O

PRONERA tem feito esse papel, de demonstrar ao estudan-

te, jovem rural, a capacidade regional, a necessidade de dia-

logar, de unir os mais diferentes conceitos das ciências na

resolução de problemas e do fundamental instrumento para

a sua permanência no campo, o acesso à terra.

Trazendo a reflexão sobre o PNCF e as possibilida-

des de sucessão da unidade de produção familiar, é preciso

apontar que existem dificuldades nessa política que preci-

sam ser resolvidas. Os próprios agricultores, beneficiários do

crédito fundiário citam exemplos, as dificuldades de gerar

a renda suficiente para viabilizar a sobrevivência familiar e,

também, para o pagamento do crédito são maiores nos be-

neficiários mais pobres. Estes, descapitalizados e desprovi-

dos de infraestrutura inicial, são obrigados a buscar novos

financiamentos, criando uma situação de endividamento

que compromete o desempenho do programa.

Diversos fatores interferem na capacidade de paga-

mento do crédito fundiário, dentre eles: o perfil do benefi-

ciário, a sua relação com a atividade e o conhecimento so-

bre o sistema de produção a ser implantado, o patrimônio

inicial da família beneficiária que tem relação direta como

a infraestrutura social básica e os meios de produção que

irão influenciar no nível de endividamento da família, quan-

to menor o patrimônio inicial maior o endividamento para

montar uma unidade de produção agropecuária.

Com o objetivo de trazer a pauta estas discussões,

problematizando as questões na base, com os agricultores

familiares, o projeto de formação superior implementado

pela URI/FW em parceria com PRONERA, tem logrado êxito

na sua proposta de diálogo com as comunidades agríco-