332
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
divulgar e fortalecer a ideia de acesso à terra, como uma
forma muito mais dinâmica, de vida, de desenvolvimento de
pessoas, de produção de alimentos, de fortalecimento de
valores, cultura e mais que isso, de um campo com gente.
Os desafios precisam ser refletidos e problematizados,
afim de que soluções sejam construídas, é preciso desta-
car que existem problemas sérios para serem resolvidos. O
PRONERA tem feito esse papel, de demonstrar ao estudan-
te, jovem rural, a capacidade regional, a necessidade de dia-
logar, de unir os mais diferentes conceitos das ciências na
resolução de problemas e do fundamental instrumento para
a sua permanência no campo, o acesso à terra.
Trazendo a reflexão sobre o PNCF e as possibilida-
des de sucessão da unidade de produção familiar, é preciso
apontar que existem dificuldades nessa política que preci-
sam ser resolvidas. Os próprios agricultores, beneficiários do
crédito fundiário citam exemplos, as dificuldades de gerar
a renda suficiente para viabilizar a sobrevivência familiar e,
também, para o pagamento do crédito são maiores nos be-
neficiários mais pobres. Estes, descapitalizados e desprovi-
dos de infraestrutura inicial, são obrigados a buscar novos
financiamentos, criando uma situação de endividamento
que compromete o desempenho do programa.
Diversos fatores interferem na capacidade de paga-
mento do crédito fundiário, dentre eles: o perfil do benefi-
ciário, a sua relação com a atividade e o conhecimento so-
bre o sistema de produção a ser implantado, o patrimônio
inicial da família beneficiária que tem relação direta como
a infraestrutura social básica e os meios de produção que
irão influenciar no nível de endividamento da família, quan-
to menor o patrimônio inicial maior o endividamento para
montar uma unidade de produção agropecuária.
Com o objetivo de trazer a pauta estas discussões,
problematizando as questões na base, com os agricultores
familiares, o projeto de formação superior implementado
pela URI/FW em parceria com PRONERA, tem logrado êxito
na sua proposta de diálogo com as comunidades agríco-