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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
práticas pedagógicas que aproximavam os educandos a sua
realidade, entre elas a “alternância”
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de estudos no tempo
universidade e no tempo comunidade, mas que funcionava
de forma regular. Em 2012, inicia-se o debate da primei-
ra turma do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
da URI – FW, através do PRONERA e que fosse vinculado
aos beneficiários do crédito fundiário, a fim de atender esse
segmento de agricultura. Como o objetivo do curso é de
preparar profissionais para atuar como agentes de desen-
volvimento rural, com visão de planejamento e organização
de sistemas de produção agropecuários, bem como no pro-
cesso de agroindustrialização e comercialização de produ-
tos, buscando a sucessão rural (PROJETO PEDAGÓGICO DO
CURSO, 2014), as discussões foram avançando e em 2014,
após aprovação do projeto na chamada pública, edital do
PRONERA nº 03/2012, iniciou-se a primeira turma do país,
no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, com be-
neficiários do crédito fundiário oriundos do Território da Ci-
dadania do Médio Alto Uruguai.
Como mencionado, o sucesso da proposta pedagógi-
ca com a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia
em Agropecuária, com beneficiários do crédito fundiário,
está nos pressupostos pedagógicos do PRONERA. Porém,
precisamos destacar a dinâmica da “alternância”, os suces-
sivos momentos de formação que caracterizam a trajetória
de formação dos educandos, o Tempo Universidade – TU, e
o Tempo Comunidade – TC. Estes diferentes tempos e espa-
ços de estudos, tornam o acadêmico capaz de dialogar com
sua realidade, propor momentos de estudo que aproximam
a ação da reflexão, a práxis, provocando ao sistema de en-
sino, a necessidade de buscar na transdisciplinaridade, res-
posta concretas, reais e que irão desenvolver capacidades
humanas próprias, individuais, mas integrais, no seu projeto
profissional e de vida e que juntas vão promover o desen-
volvimento local, a equidade social.
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DUFFAURE, André. Une Méthode Actived’ Apprentissage Agricole Paris:
AIMFR 1955 e CHARTIER, Daniel. À L’aube des Formations Par alternance.
Paris: INMFREO, 2003.