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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sino para os educandos oriundos do campo, baseado em
grades curriculares, disciplinas isoladas e na transmissão de
conhecimento, sem levar em consideração a realidade dos
sujeitos, das suas famílias, ao invés de promover o desenvol-
vimento do meio, acaba por distanciar da sua realidade, in-
centivando a busca de oportunidades fora das suas origens
e não proporcionando a sucessão de costumes, valores e
do espaço sociocultural necessário para o desenvolvimen-
to como processo de liberdade, de surgimento de novas,
modernas e tecnológicas propostas de educação do campo,
mas que considerem a vida do campo.
Mesmo assim a educação do campo historicamente,
vem redescobrindo sistemas de educação e que carregam
consigo princípios de respeito a diversidade nos aspectos
sociais, culturais, políticos, ambientais, econômicos, de gê-
nero, geração, de raça e etnias, bem como desenvolvimento
de espaços de investigação e articulação de experiências lo-
cais e que se articulam com o mundo do trabalho.
Para Freire (2003, p.78), “Não há nem jamais houve
prática educativa em espaço-tempo nenhum de tal maneira
neutra, comprometida apenas com ideias preponderante-
mente abstratas e intocáveis”. Portanto, todo projeto pe-
dagógico está imbuído de discurso político, não há prática
educativa neutra e se isso é rebeldia dos que são injusti-
çados pela força do capital a outra também é, inclusive ao
proclamar a ideia de que se está misturando educação com
política, pois não temos como separar trabalho e educação
da vida dos sujeitos do campo, e é neste momento que nos
aproximamos da qualidade apresentada na formação supe-
rior em alternância com os sujeitos do campo.
Consideramos que as escolas do campo, articulam
identidades locais, mediante a participação social, o envolvi-
mento dos movimentos sociais, sindicais de vida no campo,
discutiremos a seguir o surgimento da primeira proposta
pedagógica de formação de educandos do curso superior
de Tecnologia em Agropecuária URI – Universidade Regio-
nal Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de