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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sino para os educandos oriundos do campo, baseado em

grades curriculares, disciplinas isoladas e na transmissão de

conhecimento, sem levar em consideração a realidade dos

sujeitos, das suas famílias, ao invés de promover o desenvol-

vimento do meio, acaba por distanciar da sua realidade, in-

centivando a busca de oportunidades fora das suas origens

e não proporcionando a sucessão de costumes, valores e

do espaço sociocultural necessário para o desenvolvimen-

to como processo de liberdade, de surgimento de novas,

modernas e tecnológicas propostas de educação do campo,

mas que considerem a vida do campo.

Mesmo assim a educação do campo historicamente,

vem redescobrindo sistemas de educação e que carregam

consigo princípios de respeito a diversidade nos aspectos

sociais, culturais, políticos, ambientais, econômicos, de gê-

nero, geração, de raça e etnias, bem como desenvolvimento

de espaços de investigação e articulação de experiências lo-

cais e que se articulam com o mundo do trabalho.

Para Freire (2003, p.78), “Não há nem jamais houve

prática educativa em espaço-tempo nenhum de tal maneira

neutra, comprometida apenas com ideias preponderante-

mente abstratas e intocáveis”. Portanto, todo projeto pe-

dagógico está imbuído de discurso político, não há prática

educativa neutra e se isso é rebeldia dos que são injusti-

çados pela força do capital a outra também é, inclusive ao

proclamar a ideia de que se está misturando educação com

política, pois não temos como separar trabalho e educação

da vida dos sujeitos do campo, e é neste momento que nos

aproximamos da qualidade apresentada na formação supe-

rior em alternância com os sujeitos do campo.

Consideramos que as escolas do campo, articulam

identidades locais, mediante a participação social, o envolvi-

mento dos movimentos sociais, sindicais de vida no campo,

discutiremos a seguir o surgimento da primeira proposta

pedagógica de formação de educandos do curso superior

de Tecnologia em Agropecuária URI – Universidade Regio-

nal Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de