XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
321
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
______. Ministério da Educação.
Documento Base PROEJA –
Ensino Médio
.
Brasília: MEC, 2009.
______.
Documento Base PROEJA Formação Inicial e Con-
tinuada/Ensino Fundamental
. Brasília: MEC, 2007.
______.
Decreto nº. 5.478
, de 24 de junho de 2005. Institui,
no âmbito das instituições federais de educação tec-
nológica, o Programa de Integração da Educação Pro-
fissional ao Ensino médio na Modalidade de Educação
de Jovens e Adultos – Proeja. Brasília, DF.
FERREIRA, Liliana Soares; MARASCHIN, Mariglei Severo.
Educação de jovens e adultos integrada à educação
profissional: histórico e perspectivas. In: 38ª REU-
NIÃO NACIONAL ANPEd, 01-05, out 2017, São Luiz,
MA.
Anais eletrônico…
Salvador: ANPEd, 2017. Dis-
ponível em:
<http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_fil
ter=37>. Acesso em: 04 mar 2018.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra,
2011.
______.
Pedagogia do Oprimido.
58 ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 2014.
GADOTTI, Moacir.
Educação integral no Brasil:
inovações
em processo. São Paulo: Ed,L, 2009.
______; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio.
Pedagogia:
diá-
logo e conflito. São Paulo: Cortez, 2008.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais, o princípio educativo,
jornalismo. In: ______.
Cadernos do cárcere.
Tradução
de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2000. Caderno 12.
IFFar.
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em
Computação.
Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia Farroupilha. Santa Maria/RS: Reitoria,
2014.