318
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
professores formadores dos CL, bem como aos acadêmicos:
estudar a EP e a EJA, seus aspectos históricos e teórico-me-
todológicos, e, no contexto delas, as especificidades do
PROEJA.
EP E EJA: UMA DISCIPLINA NA MATRIZ CURRICULAR
DAS LICENCIATURAS NO IFFAR
A Matriz Curricular (MC) dos Cursos de Licenciatura do
IFFar contam com disciplinas de Formação Específica (FE),
Pedagógica (FP) e Básica (FB), além de Práticas enquanto
Componente Curricular (PeCC) e Estágio Curricular Super-
visionado (ECS). No rol de disciplinas da FP consta “Educa-
ção Profissional e EJA”, espaço-tempo que nos possibilita
dialogar sobre a temática deste texto na formação de pro-
fessores. De acordo com a ementa da disciplina é possível
desenvolver um diálogo completo, perpassando por ques-
tões históricas, conceituais e teórico-metodológicas sobre a
temática em questão:
Trabalho, educação, ciência e tecnologia. As meta-
morfoses do mundo do trabalho. As transforma-
ções científicas e tecnológicas e suas implicações
no mundo do trabalho e no processo educativo.
A formação do trabalhador no contexto atual. Po-
líticas de educação profissional e de educação de
jovens e adultos. Princípios e fundamentos da edu-
cação de jovens e adultos. Os sujeitos e a historici-
dade da educação de jovens e adultos. Métodos e
processos de ensino e aprendizagem de jovens e
adultos. (IFFar, 2014, p. 49).
Embora não conste na ementa nenhuma referência
sobre a política do PROEJA, é possível e preciso abordá-la,
afinal, 10% do total das vagas ofertadas nos
Campi
dos IFs
devem ser destinadas a esta modalidade de ensino. Toda-
via, decorridos mais de vinte anos da promulgação da LDB
de 1996, e mais de 10 anos do Decreto 5478/2005, ainda é
tímida sua implantação, especialmente no que tange a per-
manência e o êxito dos estudantes. Por isso, é necessário