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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

que os estudantes, na maioria das vezes, são trabalhadores

em busca de experiências curriculares capazes de dar senti-

do à sua formação e ao trabalho.

É neste cenário que os IFs devem ofertar educação su-

perior, básica e profissional, conforme se pode observar no

caput do artigo 2º: “Os Institutos Federais são instituições

de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares

e multicampi, especializados na oferta de educação profis-

sional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino,

com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tec-

nológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos

desta Lei”. (BRASIL, 2008).

Tal premissa faz com que os IFs se tornem instituições

diferenciadas por comportar estudantes de diversos níveis

de ensino, sob uma perspectiva de formação integral e ver-

ticalizada, aliando conhecimento técnico e geral, com eleva-

ção de escolaridade e convívio social. Em ambiente singular

de construção do conhecimento como esse, os educado-

res da EBTT, mediadores do processo, encontram inúmeros

desafios na práxis docente. “Práxis é reflexão e ação dos

homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é im-

possível a superação da contradição opressor-oprimidos”.

(FREIRE, 2014, p. 52).

Um desses desafios que merece destaque é a atuação

docente nos cursos do PROEJA. A política que busca atender

os excluídos do processo educativo no “tempo certo”, reúne

uma diversidade de conhecimentos construídos extraclasse

que desafia os educadores no desenvolvimento do currículo

integrado. Ou seja, os docentes EBTT dos IFs precisam ser

capazes de mediar à construção do conhecimento em uma

perspectiva emancipatória e em situações distintas, como

por exemplo, lecionar determinada disciplina do CI de ensi-

no médio para as turmas “regulares” e para as de PROEJA, o

que torna a práxis docente desafiadora.

A obrigatoriedade legal, imposta aos IFs, no que tange

a oferta de educação para jovens e adultos na modalida-

de PROEJA, imprime outro desafio - muito importante - aos