XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
313
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
diatizada pela relação teoria e prática, a formação docente
e por meio de aproveitamento de estudos e experiências
anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
(LDB, 1996).
Diante deste breve histórico, mas principalmente a
partir das perspectivas traçadas pela atual LDB, podemos
construir especificidades teórico-metodológicas para os
cursos de formação de professores - iniciais e continuados
- e para a educação básica e profissional também. De igual
modo, tais especificidades podem ser construídas no espa-
ço-tempo dos próprios cursos, quando entendermos e vi-
venciarmos uma educação integral, integrada e integradora,
prerrogativas da escola pública. (GADOTTI, 2009). Paralelo
a estas considerações, está à expansão da EP, configurada
pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro que 2008, que institui
a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecno-
lógica, cria os IFs e dá outras providências.
Desse modo, a preocupação com a formação dos do-
centes EBTT deve contemplar processos educativos de cons-
trução de soluções técnicas e tecnológicas que possam se
adequar ao desenvolvimento regional dos estudantes, bem
como ao seu próprio contexto social e pessoal. O provimen-
to de pessoal docente para atuar na EBTT perpassa por pa-
drões de qualificação, com vistas às complexidades do mun-
do do trabalho. O ideal de educação integral no Brasil como
inovação(ões) em processo descrito por Gadotti (2009), vem
ao encontro das perspectivas legais e conceituais, uma vez
que precisamos:
[...] trabalhar e contribuir para a criação de novos
espaços e tempos para que aconteçam vivências
culturais e ambientais voltadas, cada dia mais, para
o atendimento e desenvolvimento integral das
crianças, adolescentes, jovens e adultos, nos aspec-
tos biológicos, psicológicos, cognitivos, comporta-
mentais, afetivos, relacionais, valorativos, sexuais,
éticos, estéticos, criativos, artísticos, ambientais,
políticos, tecnológicos e profissionais. (GADOTTI,
2009, p. 19-20).