Table of Contents Table of Contents
Previous Page  313 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 313 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

313

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

diatizada pela relação teoria e prática, a formação docente

e por meio de aproveitamento de estudos e experiências

anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.

(LDB, 1996).

Diante deste breve histórico, mas principalmente a

partir das perspectivas traçadas pela atual LDB, podemos

construir especificidades teórico-metodológicas para os

cursos de formação de professores - iniciais e continuados

- e para a educação básica e profissional também. De igual

modo, tais especificidades podem ser construídas no espa-

ço-tempo dos próprios cursos, quando entendermos e vi-

venciarmos uma educação integral, integrada e integradora,

prerrogativas da escola pública. (GADOTTI, 2009). Paralelo

a estas considerações, está à expansão da EP, configurada

pela Lei nº 11.892 de 29 de dezembro que 2008, que institui

a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecno-

lógica, cria os IFs e dá outras providências.

Desse modo, a preocupação com a formação dos do-

centes EBTT deve contemplar processos educativos de cons-

trução de soluções técnicas e tecnológicas que possam se

adequar ao desenvolvimento regional dos estudantes, bem

como ao seu próprio contexto social e pessoal. O provimen-

to de pessoal docente para atuar na EBTT perpassa por pa-

drões de qualificação, com vistas às complexidades do mun-

do do trabalho. O ideal de educação integral no Brasil como

inovação(ões) em processo descrito por Gadotti (2009), vem

ao encontro das perspectivas legais e conceituais, uma vez

que precisamos:

[...] trabalhar e contribuir para a criação de novos

espaços e tempos para que aconteçam vivências

culturais e ambientais voltadas, cada dia mais, para

o atendimento e desenvolvimento integral das

crianças, adolescentes, jovens e adultos, nos aspec-

tos biológicos, psicológicos, cognitivos, comporta-

mentais, afetivos, relacionais, valorativos, sexuais,

éticos, estéticos, criativos, artísticos, ambientais,

políticos, tecnológicos e profissionais. (GADOTTI,

2009, p. 19-20).