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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2000, criou novas instituições de Educação Profissional (EP)
e aumentou significativamente as vagas em todos os níveis
de ensino, em especial no Ensino Superior.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tem sua
história marcada no cenário nacional, com avanços e paradas
conforme o período, e, de acordo com a LDB (1996) “[...] de-
verá articular-se, preferencialmente, com a EP [...]” (Art. 37, §
3º). A partir daí surgem outras políticas públicas afirmativas,
entre elas uma que possibilita a integração da EJA com a EP
expressa na LDB: o Programa Nacional de Integração da Edu-
cação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Com a criação dos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), em
2008, é assegurado o mínimo de 10% (dez por cento) das
suas vagas para os estudantes dessa modalidade. Com a EJA
em evidenciada nas políticas públicas, é necessário abordar a
temática nos cursos de formação de professores.
Nesse sentido, alguns questionamentos se fazem ne-
cessários: há preocupação com a formação de professores
para atuar na EJA e na EP? Em que medida os Cursos de
Licenciatura (CL) asseguram os estudos das políticas de EJA,
EP e PROEJA em seus currículos? E os professores formado-
res, abordam as políticas e as especificidades destas modali-
dades de ensino? Para responder, provisoriamente, a estas e
outras questões, faremos uma abordagem dos aspectos his-
tóricos e teórico-metodológicos da formação e do trabalho
docente, para e na EP; em seguida, abordaremos o PROEJA,
da política de implementação à efetivação de sua prática;
e, por fim, uma descrição sobre a Disciplina de EP e EJA na
matriz curricular dos CL do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL (EP): ASPECTOS HISTÓRICOS E
TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Nas últimas duas décadas têm ocorrido estudos e de-
bates bem significativos sobre a formação acadêmico-pro-