Table of Contents Table of Contents
Previous Page  310 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 310 / 2428 Next Page
Page Background

310

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2000, criou novas instituições de Educação Profissional (EP)

e aumentou significativamente as vagas em todos os níveis

de ensino, em especial no Ensino Superior.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tem sua

história marcada no cenário nacional, com avanços e paradas

conforme o período, e, de acordo com a LDB (1996) “[...] de-

verá articular-se, preferencialmente, com a EP [...]” (Art. 37, §

3º). A partir daí surgem outras políticas públicas afirmativas,

entre elas uma que possibilita a integração da EJA com a EP

expressa na LDB: o Programa Nacional de Integração da Edu-

cação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de

Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Com a criação dos

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), em

2008, é assegurado o mínimo de 10% (dez por cento) das

suas vagas para os estudantes dessa modalidade. Com a EJA

em evidenciada nas políticas públicas, é necessário abordar a

temática nos cursos de formação de professores.

Nesse sentido, alguns questionamentos se fazem ne-

cessários: há preocupação com a formação de professores

para atuar na EJA e na EP? Em que medida os Cursos de

Licenciatura (CL) asseguram os estudos das políticas de EJA,

EP e PROEJA em seus currículos? E os professores formado-

res, abordam as políticas e as especificidades destas modali-

dades de ensino? Para responder, provisoriamente, a estas e

outras questões, faremos uma abordagem dos aspectos his-

tóricos e teórico-metodológicos da formação e do trabalho

docente, para e na EP; em seguida, abordaremos o PROEJA,

da política de implementação à efetivação de sua prática;

e, por fim, uma descrição sobre a Disciplina de EP e EJA na

matriz curricular dos CL do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL (EP): ASPECTOS HISTÓRICOS E

TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Nas últimas duas décadas têm ocorrido estudos e de-

bates bem significativos sobre a formação acadêmico-pro-