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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Lhes relato: em uma determinada ocasião, para contex-

tualizar que iriamos abordar “direitos humanos” em nossas au-

las e desmistificar a ideia que possuíam de que era um tema

que visava “defender bandidos”, sem fazer nenhuma abertu-

ra sobre o assunto, distribui diversas imagens, de recortes de

revistas, mostrando inúmeras situações que poderiam ser um

direito básico de um ser humano, deixando que inicialmente

eles criassem suas próprias conclusões sobre as imagens e tra-

zendo ao grande grupo. O fato de emitirem primeiro a sua opi-

nião para que depois alguém lhes explicasse outro ponto de

vista, construindo-se o diálogo, empoderava aqueles jovens,

fazendo-os adquirirem uma autonomia a partir da participação

livre e crítica. Enquanto educadora, pude trazer a eles questio-

namentos que nunca tinham sido percebidos, mas tinham a

liberdade de construírem seus entendimentos sobre o tema,

principalmente a partir daquilo que já experienciaram. Em ou-

tros momentos, o círculo era necessário para a exposição de

acontecimentos entre a própria turma, e com tal proposta eles

percebiam que eram capazes de resolver suas demandas, mo-

mento em que eu me percebia naquele papel identificado por

Freire como “coordenadora” do círculo, na medida em que a

premissa do aprendizado era unicamente o

diálogo

e procu-

rando sempre partir do pressuposto de que tinha algo a tro-

car com eles, não somente lhes oferecer, fazendo-os perceber

esta intenção. Os conteúdos de plano de ensino passaram a

ter um outro viés para os aprendizes, pois eram trabalhados a

partir da sua própria visão de mundo, com exemplos trazidos

do contexto vivido por cada um. Como educadora, os resulta-

dos que vivenciei se resumem a outro ensinamento freiriano,

qual seja, “o educador se eterniza em cada ser que educa”, pois

pude adquirir experiências para além das teorias, modificando-

-me como professora e como ser humano.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Conscientização e alfabetização

: uma nova vi-

são do processo. Estudos Universitários, Revista de Cultu-

ra da Universidade do Recife. Recife, nº 4, abr./jun. 1963.