XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
próprio empreendedorismo. Melhor dizendo, possibilitar que
o jovem tenha autonomia e possibilidades de escolha na sua
inserção ao mercado de trabalho, seja ela como emprega-
do ou empregador, ou outra opção que lhes convenha. Com
este tema, iniciei a minha própria “pedagogia da esperança”.
Porém, era nítido que para alcançar resultados, não bastava
a minha voz e o meu entendimento, pois classicamente eu
vislumbrava que “ensinar não é transferir conhecimento, mas
criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção”.
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Assim, me debruçando nas práticas freirianas e ambi-
cionando compreender o formato e objetivos dos “círculos
de cultura”, comecei a fazer uma analogia entre estes e os
“círculos de paz”
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, advindos de uma metodologia da justiça
restaurativa, tema que venho pesquisando desde a gradua-
ção. O escopo dos “círculos de paz” é que os envolvidos
debatam seus sentimentos, exponham seus argumentos
e busquem, a partir disso, amenizar as próprias diferenças
existentes. Cada círculo pode possuir um direcionamen-
to dependendo da turma com que se está trabalhando e
do objetivo que pretende ser alcançado, que pode ser, por
exemplo, o fortalecimento de vínculos ou até mesmo a re-
solução de um conflito preexistente. No início, busquei auxí-
lio com facilitadores do município de Caxias do Sul/RS, que
são pessoas da comunidade que realizaram uma capacita-
ção para tal atividade. Em um segundo momento, comecei
a utilizar o formato não somente para estas questões, mas
para administração dos conteúdos que deveriam ser abor-
dados. Para tanto, repeti diversas vezes um questionamento
de Freire “por que não estabelecer uma “intimidade” entre
os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a expe-
riência social que eles têm como indivíduos”?
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3 FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários à prática edu-
cativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 22.
4 Para mais informações sobre a metodologia dos círculos de paz, sugere-se
pesquisa sobre as práticas da professora norte-americana
Kay Pranis
.
5 FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários à prática edu-
cativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 30.