300
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
trução de uma educação humanizadora. Esses momentos
contribuem para a troca de conhecimentos práticos, em que
cada um tem a oportunidade de apresentar suas experiên-
cias vividas, abrindo espaço para o diálogo e a socialização.
É de conhecimento geral que discursos de ódio e pre-
conceitos têm tido uma certa e preocupante proeminência
em redes sociais e, portanto, estão ao alcance de qualquer
pessoa que tenha acesso à internet e, em especial, têm per-
meado o contexto dos mais jovens. Esses discursos, aliados
a uma avalanche de outros discursos que têm circulado no
contexto digital, baseados, muitas vezes, em inverdades e
desinformação, podem impor obstáculos a uma formação
cidadã comprometida com a ética, a tolerância e o respeito.
Além disso, no panorama atual, nem sempre é tarefa fácil
discernir fatos e informações objetivas de discursos que não
são baseados em fatos, mas sim em crenças pessoais.
Por essas razões, o presente projeto busca criar opor-
tunidades para que a comunidade escolar do CTISM possa
refletir sobre temas contemporâneos diretamente relaciona-
dos à vida e formação de adolescentes e jovens da instituição.
Buscamos por meio da realização de eventos que pri-
mam pelo diálogo, analisar criticamente, desnaturalizar e
combater discursos que promovam a crença na intolerância,
em preconceitos de toda a ordem, de modo que os estu-
dantes possam desenvolver seu senso de autonomia crítica,
sendo capazes de fazer escolhas criticamente informadas.
É precisamente nessa direção que pretendemos reiterar a
importância de estabelecer um modo diferenciado e dialo-
gado de construir a relação entre universidade e escola.
Assim, que possamos lutar para fazer possíveis os so-
nhos:
sonhos humanizadores; sonhos ético-políticos; sonhos
de transformação para um mundo melhor
(FREIRE. 2001b, p.
20). Quando acreditarmos realmente que as
situações-limi-
tes
4
podem ser modificadas, assumiremos um compromis-
4
Situações-limites são constituídas por contradições que envolvem os in-
divíduos, produzindo-lhes uma aderência aos fatos e, ao mesmo tempo,
levando-os a perceberem como
fatalismo
aquilo que lhes está acontecen-
do. (OSOWSKI, 2010, p. 375)