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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

trução de uma educação humanizadora. Esses momentos

contribuem para a troca de conhecimentos práticos, em que

cada um tem a oportunidade de apresentar suas experiên-

cias vividas, abrindo espaço para o diálogo e a socialização.

É de conhecimento geral que discursos de ódio e pre-

conceitos têm tido uma certa e preocupante proeminência

em redes sociais e, portanto, estão ao alcance de qualquer

pessoa que tenha acesso à internet e, em especial, têm per-

meado o contexto dos mais jovens. Esses discursos, aliados

a uma avalanche de outros discursos que têm circulado no

contexto digital, baseados, muitas vezes, em inverdades e

desinformação, podem impor obstáculos a uma formação

cidadã comprometida com a ética, a tolerância e o respeito.

Além disso, no panorama atual, nem sempre é tarefa fácil

discernir fatos e informações objetivas de discursos que não

são baseados em fatos, mas sim em crenças pessoais.

Por essas razões, o presente projeto busca criar opor-

tunidades para que a comunidade escolar do CTISM possa

refletir sobre temas contemporâneos diretamente relaciona-

dos à vida e formação de adolescentes e jovens da instituição.

Buscamos por meio da realização de eventos que pri-

mam pelo diálogo, analisar criticamente, desnaturalizar e

combater discursos que promovam a crença na intolerância,

em preconceitos de toda a ordem, de modo que os estu-

dantes possam desenvolver seu senso de autonomia crítica,

sendo capazes de fazer escolhas criticamente informadas.

É precisamente nessa direção que pretendemos reiterar a

importância de estabelecer um modo diferenciado e dialo-

gado de construir a relação entre universidade e escola.

Assim, que possamos lutar para fazer possíveis os so-

nhos:

sonhos humanizadores; sonhos ético-políticos; sonhos

de transformação para um mundo melhor

(FREIRE. 2001b, p.

20). Quando acreditarmos realmente que as

situações-limi-

tes

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podem ser modificadas, assumiremos um compromis-

4

Situações-limites são constituídas por contradições que envolvem os in-

divíduos, produzindo-lhes uma aderência aos fatos e, ao mesmo tempo,

levando-os a perceberem como

fatalismo

aquilo que lhes está acontecen-

do. (OSOWSKI, 2010, p. 375)