296
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
efetivando planos de ações que auxiliem na intervenção
profissional e transformação social.
A proposta do projeto é construída colaborativamente
com a comunidade escolar e tem como princípio a conside-
ração dos temas e questões pertinentes ao contexto edu-
cacional e profissional do CTISM. Por essa razão, a metodo-
logia é flexível e busca construir mecanismos e estratégias
de envolvimento e participação de toda a comunidade na
proposição de temas para os eventos realizados.
Como proposta metodológica pretende fomentar
a ampla participação da comunidade escolar bem como
identificar os temas de interesse para essa comunidade e
promover eventos de formação crítica para a cidadania a
partir das seguintes estratégias: coleta e sistematização dos
contatos de familiares dos estudantes do CTISM; análise, de-
senvolvimento e aperfeiçoamento de estratégias de comu-
nicação entre equipe do projeto e comunidade escolar; con-
sulta à comunidade escolar sobre possíveis temas a serem
abordados nos eventos; proposição de uma agenda geral
de eventos; fortalecimento de parcerias com as diferentes
instituições e profissionais das diversas áreas, ampliando
as possibilidades de ações coletivas voltadas para todos os
segmentos; proposição, organização e realização de even-
tos multidisciplinares, com foco em temas transversais e de
real interesse da comunidade escolar, voltados à formação
cidadã dos estudantes e à qualificação do ensino básico do
CTISM
3
e desenvolvimento de mecanismos de avaliação dos
eventos organizados pela comunidade escolar segundo os
objetivos principais de cada evento realizado.
A partir de demandas próprios estudantes, eviden-
ciou-se a importância de que se fomentassem a reflexão
crítica sobre temas atuais com foco na vida em sociedade,
como a intolerância e o preconceito. Temas dessa natureza
também são parte da formação de nossos estudantes, e, por
isso, não podem ser ignorados. A formação para o trabalho
3
Conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (UFSM-
CTISM, 2015-2017, p. 45).