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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

está convicta de que a disciplina verdadeira não existe na

estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço

dos inquietos, na dúvida que instiga, na esperança que des-

perta. “É concretamente respeitando o direito do aluno de

indagar, de duvidar, de criticar que falo desses direitos. A

minha pura fala sobre esses direitos a que não corresponda

a sua concretização não tem sentido”. (FREIRE, 2011, p. 59)

Diante disso, na educação reside a esperança e luta

por caminhos possíveis e a escola influencia diretamente

na construção de valores dos educandos, assim como a fa-

mília e o meio em que ele vive. Assim, educar é colaborar

para que os jovens transformem suas vidas em processos

de permanentes aprendizagens. Orientando e ajudando-os

na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal

e profissional, no desenvolvimento de habilidades de com-

preensão, emoção e comunicação que lhes permitam en-

contrar seu espaço social e de trabalho, tornando-se cida-

dãos realizados e produtivos.

A educação, assim como a socialização, é essencial

ao processo de humanização. “Promove a compreensão

do que significa ser gente e promove o acesso ao conhe-

cimento pelo qual nos tornamos humanos. Desafia-nos a

produzirmos mediante ação conjunta e interação”. (BECK,

1996, p. 65).

Está mais do que na hora de a escola repensar o seu

papel e ampliar a sua visão na busca de melhores caminhos

para contribuir com a humanização e cidadania, buscando

refletir e construir novas ações no contexto escolar. Educar-

-se e educar requer o reconhecimento e a palavra de seres

humanos como sujeitos cuja constituição se dá por proces-

sos de reciprocidades reflexivas, intersubjetivamente, par-

tindo da realidade para ressignificá-la, através da ação cons-

ciente e engajamento na construção da história, do mundo,

da própria existência humana.

O fato de me perceber no mundo, com o mundo e

com os outros me põe numa posição em face do mundo

que não e a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se