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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
está convicta de que a disciplina verdadeira não existe na
estagnação, no silêncio dos silenciados, mas no alvoroço
dos inquietos, na dúvida que instiga, na esperança que des-
perta. “É concretamente respeitando o direito do aluno de
indagar, de duvidar, de criticar que falo desses direitos. A
minha pura fala sobre esses direitos a que não corresponda
a sua concretização não tem sentido”. (FREIRE, 2011, p. 59)
Diante disso, na educação reside a esperança e luta
por caminhos possíveis e a escola influencia diretamente
na construção de valores dos educandos, assim como a fa-
mília e o meio em que ele vive. Assim, educar é colaborar
para que os jovens transformem suas vidas em processos
de permanentes aprendizagens. Orientando e ajudando-os
na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal
e profissional, no desenvolvimento de habilidades de com-
preensão, emoção e comunicação que lhes permitam en-
contrar seu espaço social e de trabalho, tornando-se cida-
dãos realizados e produtivos.
A educação, assim como a socialização, é essencial
ao processo de humanização. “Promove a compreensão
do que significa ser gente e promove o acesso ao conhe-
cimento pelo qual nos tornamos humanos. Desafia-nos a
produzirmos mediante ação conjunta e interação”. (BECK,
1996, p. 65).
Está mais do que na hora de a escola repensar o seu
papel e ampliar a sua visão na busca de melhores caminhos
para contribuir com a humanização e cidadania, buscando
refletir e construir novas ações no contexto escolar. Educar-
-se e educar requer o reconhecimento e a palavra de seres
humanos como sujeitos cuja constituição se dá por proces-
sos de reciprocidades reflexivas, intersubjetivamente, par-
tindo da realidade para ressignificá-la, através da ação cons-
ciente e engajamento na construção da história, do mundo,
da própria existência humana.
O fato de me perceber no mundo, com o mundo e
com os outros me põe numa posição em face do mundo
que não e a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se