XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
293
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
AÇÕES MULTIDISCIPLINARES NA
EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL
E TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA
HUMANIZADORA DE INTERVENÇÃO
Nisiael de Oliveira Kaufman
1
Palavras-chave:
Cidadania. Humanização. Integração. Paulo
Freire
INICIANDO OS DIÁLOGOS...
É inegável o valor de se promover, na escola, momen-
tos de debate e integração da comunidade escolar. A escola
constitui um importante contexto para a aprendizagem e
o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações
transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimen-
sões da educação.
Com base no exposto, o referido artigo traz algumas
reflexões a partir de experiências relacionadas ao projeto:
“Educação para a cidadania no CTISM
2
: ações multidiscipli-
nares”, que visa contribuir para a formação cidadã da comu-
nidade escolar do CTISM, através da proposição de diferen-
tes ações que resgatem temáticas muitas vezes silenciadas
na escola, legitimando as vozes dos estudantes, pais e servi-
dores inseridos neste contexto.
Este é um projeto que tem por finalidade contribuir
para a formação crítica e cidadã dos estudantes do CTISM,
conforme preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Médio (BRASIL, 2000) e as Orientações Curriculares
1
Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Mestra em Educação, Técnica
em Assuntos Educacionais,
nisiaeloliveira@ctism.ufsm.br2
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria- Colégio vinculado à Universi-
dade Federal de Santa Maria, que conta atualmente com quatro Cursos
Técnicos Integrados ao Ensino Médio (sendo um na modalidade PROEJA),
sete Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, três Cursos Superio-
res e um Curso de Pós-graduação, em nível de mestrado.