Table of Contents Table of Contents
Previous Page  289 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 289 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

289

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

multicampi, essas instituições consolidam seu papel social

visceralmente vinculado à oferta do ato educativo que ele-

ge como princípio a primazia do bem social. [...] ressaltam

a valorização da educação e das instituições públicas, as-

pectos das atuais políticas assumidos como fundamentais

para a construção de uma nação soberana e democrática,

o que pressupõe o combate às desigualdades estruturais

de toda ordem. Nesse sentido, os Institutos Federais de-

vem ser considerados bem público e, como tal, pensados

em função da sociedade como um todo na perspectiva de

sua transformação. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p.

18-19)

Então tais instituições assumem o compromisso so-

cial de transformação no qual, a educação tem um relevante

papel, afinal, tu mesmo advertiste: “Se a educação sozinha,

não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade

muda” (FREIRE, 2000, p. 67).

Por isso, a construção da institucionalidade dos IFs

precisa perpassar por outros aspectos, além da dimensão

técnica e científica. Nesse sentido, acreditamos que a inclu-

são de cursos de formação de professores promova novos

nichos para repensar a educação profissional e sua função

social. Assim, ao discutir qual instituição de ensino a socie-

dade quer e precisa, não podemos perder de vista o que

afirmas:

[...] educação que, não podendo jamais ser neutra,

tanto pode estar a serviço da decisão, da transfor-

mação do mundo, da inserção crítica nele, quanto

a serviço da imobilização, da permanência possível

das estruturas injustas, da acomodação dos seres

humanos à realidade tida como intocável. Por isso

falo da educação ou da formação. Nunca do puro

treinamento (FREIRE, 2000, p. 58).

Esse contexto suscitou a questão: Como o pensa-

mento do Educador Paulo Freire se faz presente no IFRS?

Para respondê-la, a metodologia adotada foi identificar

primeiro os cursos de formação de professores, conforme

quadro 1.