XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
289
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
multicampi, essas instituições consolidam seu papel social
visceralmente vinculado à oferta do ato educativo que ele-
ge como princípio a primazia do bem social. [...] ressaltam
a valorização da educação e das instituições públicas, as-
pectos das atuais políticas assumidos como fundamentais
para a construção de uma nação soberana e democrática,
o que pressupõe o combate às desigualdades estruturais
de toda ordem. Nesse sentido, os Institutos Federais de-
vem ser considerados bem público e, como tal, pensados
em função da sociedade como um todo na perspectiva de
sua transformação. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2010, p.
18-19)
Então tais instituições assumem o compromisso so-
cial de transformação no qual, a educação tem um relevante
papel, afinal, tu mesmo advertiste: “Se a educação sozinha,
não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade
muda” (FREIRE, 2000, p. 67).
Por isso, a construção da institucionalidade dos IFs
precisa perpassar por outros aspectos, além da dimensão
técnica e científica. Nesse sentido, acreditamos que a inclu-
são de cursos de formação de professores promova novos
nichos para repensar a educação profissional e sua função
social. Assim, ao discutir qual instituição de ensino a socie-
dade quer e precisa, não podemos perder de vista o que
afirmas:
[...] educação que, não podendo jamais ser neutra,
tanto pode estar a serviço da decisão, da transfor-
mação do mundo, da inserção crítica nele, quanto
a serviço da imobilização, da permanência possível
das estruturas injustas, da acomodação dos seres
humanos à realidade tida como intocável. Por isso
falo da educação ou da formação. Nunca do puro
treinamento (FREIRE, 2000, p. 58).
Esse contexto suscitou a questão: Como o pensa-
mento do Educador Paulo Freire se faz presente no IFRS?
Para respondê-la, a metodologia adotada foi identificar
primeiro os cursos de formação de professores, conforme
quadro 1.