Table of Contents Table of Contents
Previous Page  288 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 288 / 2428 Next Page
Page Background

288

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

de formação pedagógica do IFRS. Assim, nesta carta, que-

remos te contar como os IFs, que completam 10 anos este

ano, ainda que timidamente, contribuem para difundir teu

pensamento.

Para contextualizar, contamos que os IFs foram criados

pela Lei nº 11.892/08

3

. Esse feito, expandiu a oferta de cursos

e promoveu a expansão geográfica dessa oferta. Assim, am-

pliou a educação pública, gratuita e de qualidade em nível

técnico de nível médio, superior e pós-graduação no Brasil.

Os IFs, criados com a perspectiva de verticalidade da

educação, oferecem desde a formação inicial e continuada

para trabalhadores, até cursos em nível de mestrado e dou-

torado. Para tanto, intencionalmente, foram implantados em

lugares distantes dos grandes centros (comerciais, tecnoló-

gicos e/ou educacionais), num processo de interiorização e

democratização da educação sem precedentes no país. Para

teres ideia dessa expansão

4

,

Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação concreti-

zou a construção de mais de 500 novas unidades referentes

ao plano de expansão da educação profissional, totalizan-

do 644 campi em funcionamento. São 38 Institutos Federais

presentes em todos estados, oferecendo cursos de qualifi-

cação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecno-

logia e licenciaturas.

Esses dados mostram a dimensão dessa ampliação, a

importância social e a abrangência dessa ação. Só no Rio

Grande do Sul (RS) são 03 instituições, que juntas, congre-

gam 42 campi espalhados pelo território estadual: o

IF Sul

rio-grandense

com 14 campi, o

IF Farroupilha

com 11 campi

e o

IFRS

com 17 campi. Essas instituições, além da formação

profissional, devem promover a transformação sócio-cultu-

ral, pois:

Mais que se definirem por instituições que ofertam a

educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e

3

Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008 /lei/l11892.htm>

4

Disponível em

<http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal

>

Acesso em abr. 2018.