XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
Confirma-se a tarefa do professor é também a de um
incentivador da mudança, de um profissional engajado na
preparação de um profissional para atuar em benefício da
sociedade. Sua função não é a de dono do saber, e sim de
mediador, que propicia momentos de interação e troca em
sala de aula. Como argumenta Gadotti (2000, p. 9):
[...] o educador é um mediador do conhecimento,
diante do aluno que é o sujeito da sua própria for-
mação. Ele precisa construir conhecimento a partir
do que faz e, para isso, também precisa ser curioso,
buscar sentido para o que faz e apontar novos sen-
tidos para o que fazer dos seus alunos.
Especialmente por tratar-se de jovens e adultos, no
Ensino Superior não se admite que a aprendizagem ocor-
ra de forma passiva e acrítica. Enquanto sujeitos do conhe-
cimento, os estudantes dialogam entre si, mediados pelo
professor, debatendo, argumentando, aprendendo a ouvir
opiniões diferentes, desenvolvendo o pensamento crítico e
ampliando o entendimento sobre a realidade vivida.
Como alerta Freire (1975, p.66), [...] só existe saber na
invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, per-
manente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e
com os outros. Nesta concepção, a educação e a formação
de líderes cooperam para o crescimento do acadêmico, para
que ele esteja preparado, nas condições reais, para seguir a
sua profissão, liderar e contribuir para o desenvolvimento
sustentável da comunidade em que se inserem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com base nas reflexões esboçadas neste texto, pro-
curamos resinificar as aprendizagens construídas ao longo
da formação em Administração. Estando na etapa final do
curso, observamos que a liderança é um tema amplamente
debatido no contexto universitário.
No entanto, a abordagem predominante é a de viés
neoliberal, em que estimula-se a competitividade e o indivi-