Table of Contents Table of Contents
Previous Page  283 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 283 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

283

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

Confirma-se a tarefa do professor é também a de um

incentivador da mudança, de um profissional engajado na

preparação de um profissional para atuar em benefício da

sociedade. Sua função não é a de dono do saber, e sim de

mediador, que propicia momentos de interação e troca em

sala de aula. Como argumenta Gadotti (2000, p. 9):

[...] o educador é um mediador do conhecimento,

diante do aluno que é o sujeito da sua própria for-

mação. Ele precisa construir conhecimento a partir

do que faz e, para isso, também precisa ser curioso,

buscar sentido para o que faz e apontar novos sen-

tidos para o que fazer dos seus alunos.

Especialmente por tratar-se de jovens e adultos, no

Ensino Superior não se admite que a aprendizagem ocor-

ra de forma passiva e acrítica. Enquanto sujeitos do conhe-

cimento, os estudantes dialogam entre si, mediados pelo

professor, debatendo, argumentando, aprendendo a ouvir

opiniões diferentes, desenvolvendo o pensamento crítico e

ampliando o entendimento sobre a realidade vivida.

Como alerta Freire (1975, p.66), [...] só existe saber na

invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, per-

manente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e

com os outros. Nesta concepção, a educação e a formação

de líderes cooperam para o crescimento do acadêmico, para

que ele esteja preparado, nas condições reais, para seguir a

sua profissão, liderar e contribuir para o desenvolvimento

sustentável da comunidade em que se inserem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nas reflexões esboçadas neste texto, pro-

curamos resinificar as aprendizagens construídas ao longo

da formação em Administração. Estando na etapa final do

curso, observamos que a liderança é um tema amplamente

debatido no contexto universitário.

No entanto, a abordagem predominante é a de viés

neoliberal, em que estimula-se a competitividade e o indivi-