282
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
curiosidade, que traz a dinâmica de aprender com significa-
do, em que o educador saiba o que vai ensinar e, portanto,
incentiva o aluno a perguntar, a conhecer, pois de acordo
com Paulo Freire:
Antes de qualquer tentativa de discussão de técni-
cas, de materiais, de métodos para uma aula dinâ-
mica assim, é preciso, indispensável mesmo, que o
professor se ache “repousado” no saber de que a
pedra fundamental é a curiosidade do ser humano.
É ela que me faz perguntar, conhecer, atuar, mais
perguntar, re-conhecer. (2007, p. 86).
Em sala de aula, professor e alunos aprendem e cres-
cem juntos, caminhando em direção ao ser mais, concebi-
do por Freire como projeto de vir a ser dos homens, como
possibilidades de ressignificação de seus próprios destinos e
dos destinos do mundo. Esse perfil de liderança não é inato.
Portanto, pode ser desenvolvido por todos os indivíduos.
Formar líderes demanda, assim, a ação decisiva de
educadores comprometidos. Por isso, no entendimento frei-
riano, “o educador ou educadora como um intelectual tem
que intervir. Não pode ser um mero facilitador”, seu papel
é “ajudar o aluno e a aluna a descobrirem que dentro das
dificuldades há um momento de prazer, de alegria” (FREIRE,
2003, p. 52-117). A aprendizagem torna-se uma experiência
significativa, na qual o prazer da descoberta e da partilha
dão sentido aos conceitos aprendidos.
Diante dessa situação, Masetto (2001, p.144) propõe
que:
[...] seja explicitado como pode ser entendida a me-
diação pedagógica em um ambiente de aprendi-
zagem. Por mediação pedagógica entendemos a
atitude, o comportamento, do professor que se co-
loca como facilitador, incentivador ou motivador da
aprendizagem, que se apresenta com a disposição
de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendi-
zagem não uma ponte estática, mas uma ponte ‘ro-
lante’, que ativamente colabora para que o apren-
diz chegue aos seus objetivos.