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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

curiosidade, que traz a dinâmica de aprender com significa-

do, em que o educador saiba o que vai ensinar e, portanto,

incentiva o aluno a perguntar, a conhecer, pois de acordo

com Paulo Freire:

Antes de qualquer tentativa de discussão de técni-

cas, de materiais, de métodos para uma aula dinâ-

mica assim, é preciso, indispensável mesmo, que o

professor se ache “repousado” no saber de que a

pedra fundamental é a curiosidade do ser humano.

É ela que me faz perguntar, conhecer, atuar, mais

perguntar, re-conhecer. (2007, p. 86).

Em sala de aula, professor e alunos aprendem e cres-

cem juntos, caminhando em direção ao ser mais, concebi-

do por Freire como projeto de vir a ser dos homens, como

possibilidades de ressignificação de seus próprios destinos e

dos destinos do mundo. Esse perfil de liderança não é inato.

Portanto, pode ser desenvolvido por todos os indivíduos.

Formar líderes demanda, assim, a ação decisiva de

educadores comprometidos. Por isso, no entendimento frei-

riano, “o educador ou educadora como um intelectual tem

que intervir. Não pode ser um mero facilitador”, seu papel

é “ajudar o aluno e a aluna a descobrirem que dentro das

dificuldades há um momento de prazer, de alegria” (FREIRE,

2003, p. 52-117). A aprendizagem torna-se uma experiência

significativa, na qual o prazer da descoberta e da partilha

dão sentido aos conceitos aprendidos.

Diante dessa situação, Masetto (2001, p.144) propõe

que:

[...] seja explicitado como pode ser entendida a me-

diação pedagógica em um ambiente de aprendi-

zagem. Por mediação pedagógica entendemos a

atitude, o comportamento, do professor que se co-

loca como facilitador, incentivador ou motivador da

aprendizagem, que se apresenta com a disposição

de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendi-

zagem não uma ponte estática, mas uma ponte ‘ro-

lante’, que ativamente colabora para que o apren-

diz chegue aos seus objetivos.