XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
279
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
cativar subordinados; importar-se com eles; possuir ener-
gia e foco de atuação para saber motivá-los e levá-los ao
lugar desejado e certo, atingindo com sucesso os objetivos
e metas organizacionais.
Na realidade os líderes não funcionam isoladamente,
necessitam da equipe, articulando-se aos colegas para atin-
gir os propósitos. Portanto, a noção de coletivo precisa pre-
valecer com relação aos objetivos individuais.
Conforme Peter Drucker (1992), a liderança eficaz de-
manda alguns princípios, descritos pelo autor como:
A. Liderança é o próprio TRABALHO.
“A base da liderança eficaz é identificar qual a mis-
são da organização, definindo-a e estabelecendo-
-a com clareza e visibilidade. O líder estabelece as
metas, as prioridades e mantêm os padrões”.
B. O líder precisa encarar a liderança com RESPONSA-
BILIDADE.
O líder não pode ver a sua posição como privilégio.
Os possíveis líderes eficazes raramente são permis-
sivos com eles mesmos. Isto é, quando as coisas
vão mal, eles não culpam os outros.
C. Outro requisito da liderança é ganhar CONFIANÇA.
Se não houver isso, não há liderança, porque não
haverá seguidores - e a única definição de um líder,
é alguém que tem seguidores. “Para confiar num
líder não é necessário gostar dele. A confiança é a
convicção de que o líder age conforme o que diz.
É uma crença em algo muito antiquado, chamado
integridade” (DRUCKER, 1992).
Sendo assim, observamos que a liderança relaciona-se
com a capacidade de trabalhar em grupo e de priorizar os
objetivos da coletividade. Para tanto, os valores que perpas-
sam o exercício da liderança vinculam-se com a formação
humanizada, em que a construção do conhecimento e o de-
senvolvimento de competências visam o comprometimento
com o coletivo, com um modelo de desenvolvimento social-