Table of Contents Table of Contents
Previous Page  279 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 279 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

279

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

cativar subordinados; importar-se com eles; possuir ener-

gia e foco de atuação para saber motivá-los e levá-los ao

lugar desejado e certo, atingindo com sucesso os objetivos

e metas organizacionais.

Na realidade os líderes não funcionam isoladamente,

necessitam da equipe, articulando-se aos colegas para atin-

gir os propósitos. Portanto, a noção de coletivo precisa pre-

valecer com relação aos objetivos individuais.

Conforme Peter Drucker (1992), a liderança eficaz de-

manda alguns princípios, descritos pelo autor como:

A. Liderança é o próprio TRABALHO.

“A base da liderança eficaz é identificar qual a mis-

são da organização, definindo-a e estabelecendo-

-a com clareza e visibilidade. O líder estabelece as

metas, as prioridades e mantêm os padrões”.

B. O líder precisa encarar a liderança com RESPONSA-

BILIDADE.

O líder não pode ver a sua posição como privilégio.

Os possíveis líderes eficazes raramente são permis-

sivos com eles mesmos. Isto é, quando as coisas

vão mal, eles não culpam os outros.

C. Outro requisito da liderança é ganhar CONFIANÇA.

Se não houver isso, não há liderança, porque não

haverá seguidores - e a única definição de um líder,

é alguém que tem seguidores. “Para confiar num

líder não é necessário gostar dele. A confiança é a

convicção de que o líder age conforme o que diz.

É uma crença em algo muito antiquado, chamado

integridade” (DRUCKER, 1992).

Sendo assim, observamos que a liderança relaciona-se

com a capacidade de trabalhar em grupo e de priorizar os

objetivos da coletividade. Para tanto, os valores que perpas-

sam o exercício da liderança vinculam-se com a formação

humanizada, em que a construção do conhecimento e o de-

senvolvimento de competências visam o comprometimento

com o coletivo, com um modelo de desenvolvimento social-