284
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dualismo. Não é esta a concepção que consideramos a ideal
para um projeto humanizado de sociedade. A liderança de que
necessitamos é aquele em que as pessoas colocam os seus
talentos e potencialidades a serviço do coletivo, em busca de
uma sociedade mais justa, igualitária e próspera para todos.
Outro fator a ser destacado é a prática pedagógica
operacionalizada pela maioria dos docentes, sendo esta ain-
da marcada pela concepção tradicional de ensino. Em geral,
a atenção recai sobre a dimensão técnico-científica, em de-
trimento das dimensões estética e ético-política. Assim, mui-
tas vezes, as aulas voltam-se apenas ao desenvolvimento de
competências técnicas estritamente voltadas ao futuro exer-
cício profissional. Essa prática negligencia os compromis-
sos com a cidadania e com a vivência dos valores humanos,
como solidariedade, ética e respeito mútuo.
Consequentemente, as propostas pedagógicas nem
sempre privilegiam o diálogo e a criticidade. Isso demonstra
a necessidade de transformação do fazer pedagógico do-
cente, tornando os acadêmicos sujeitos ativos em seu pro-
cesso de aprendizagem. Somente assim será possível atingir
o propósito de formação de líderes, de indivíduos capazes
de empregar seus saberes, técnicas e potencialidades em be-
nefício da coletividade.
Frente ao exposto, defendemos uma educação humani-
zadora e emancipatória, por meio da qual o Ensino Superior
passe a significar mais do que o acesso a um diploma. É ne-
cessário que a formação acadêmica propicie a ampliação de
horizontes culturais, a interação, o debate, a criticidade, a for-
mação para a liderança e o empreendedorismo, tornando os
indivíduos protagonistas de suas próprias histórias e da cons-
trução de um outro mundo possível. Nessa lógica, convém
retomar os ensinamentos de Paulo Freire, para inspirar uma
proposta educativa, de fato, libertadora, dialógica e crítica.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Celso.
Educação Infantil:
Prioridade Imprescindí-
vel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.