Table of Contents Table of Contents
Previous Page  284 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 284 / 2428 Next Page
Page Background

284

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dualismo. Não é esta a concepção que consideramos a ideal

para um projeto humanizado de sociedade. A liderança de que

necessitamos é aquele em que as pessoas colocam os seus

talentos e potencialidades a serviço do coletivo, em busca de

uma sociedade mais justa, igualitária e próspera para todos.

Outro fator a ser destacado é a prática pedagógica

operacionalizada pela maioria dos docentes, sendo esta ain-

da marcada pela concepção tradicional de ensino. Em geral,

a atenção recai sobre a dimensão técnico-científica, em de-

trimento das dimensões estética e ético-política. Assim, mui-

tas vezes, as aulas voltam-se apenas ao desenvolvimento de

competências técnicas estritamente voltadas ao futuro exer-

cício profissional. Essa prática negligencia os compromis-

sos com a cidadania e com a vivência dos valores humanos,

como solidariedade, ética e respeito mútuo.

Consequentemente, as propostas pedagógicas nem

sempre privilegiam o diálogo e a criticidade. Isso demonstra

a necessidade de transformação do fazer pedagógico do-

cente, tornando os acadêmicos sujeitos ativos em seu pro-

cesso de aprendizagem. Somente assim será possível atingir

o propósito de formação de líderes, de indivíduos capazes

de empregar seus saberes, técnicas e potencialidades em be-

nefício da coletividade.

Frente ao exposto, defendemos uma educação humani-

zadora e emancipatória, por meio da qual o Ensino Superior

passe a significar mais do que o acesso a um diploma. É ne-

cessário que a formação acadêmica propicie a ampliação de

horizontes culturais, a interação, o debate, a criticidade, a for-

mação para a liderança e o empreendedorismo, tornando os

indivíduos protagonistas de suas próprias histórias e da cons-

trução de um outro mundo possível. Nessa lógica, convém

retomar os ensinamentos de Paulo Freire, para inspirar uma

proposta educativa, de fato, libertadora, dialógica e crítica.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Celso.

Educação Infantil:

Prioridade Imprescindí-

vel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.