286
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
KENSKI, V. M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In:
CASTRO, A. D. de CARVALHO, A. M. P. de (Org.).
En-
sinar a Ensinar:
Didática para a Escola Fundamental
e Média. São Paulo; Ed. Pioneira Thompson Learning,
2001.
LIBÂNEO, José Carlos.
Didática.
São Paulo: Cortez, 1990.
(Coleção Magistério 2º grau série, formação de pro-
fessores).
LÜCK, Heloisa. (Org.). Gestão escolar e formação de gesto-
res.
Em Aberto
, v. 17, n. 72, p. 1-195, fev./jun. 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.
Funda-
mentos da metodologia científica.
6. ed. São Paulo:
Atlas, 2005, p. 203.
MASETTO, Marcos Tarciso.
Competência pedagógica do
professor universitário.
São Paulo: Summus, 2001.
MAXWELL, John C.
Bíblia da liderança cristã.
Barueri, São
Paulo. Sociedade Bíblica do Brasil, p. 1344, 2007.
MINICUCCI, Agostinho.
Psicologia aplicada à administra-
ção
. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MOURA. M. A atividade de ensino como ação formadora. In:
CASTRO, A.; CARVALHO, A. (orgs).
Ensinar a ensinar:
didática para a escola.
São Paulo: Editora Pioneira,
2001.
SEGNINI, L. R. P. Educação e Trabalho: uma relação tão ne-
cessária quanto insuficiente. São Paulo.
Em perspecti-
va
, v. 14, n. 2, 2000.