XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
287
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE
NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES NO IFRS
Cleiva Aguiar de Lima
1
Paulo Valério Saraçol
2
Rio Grande, outono de 2018.
Querido Paulo Freire!
[...] ao pensar guardo em meu corpo consciente e
falante, a possibilidade de escrever da mesma for-
ma que, ao escrever, continuo a pensar e a repensar
o pensando-se como o já pensado (FREIRE, 2007).
Escrevemos esta carta, endereçada a ti, querido Pau-
lo Freire, para pensar sobre a tua “presença” nos Institutos
Federais (IFs), em especial, no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Nesse tipo de instituição, focada na tecnologia, é co-
mum haver maior valorização dos saberes relacionados à
ciência e à tecnologia, em detrimento dos saberes pedagó-
gicos. Porém, os IFs vêm rompendo com essa tradição ao
contemplarem, obrigatoriamente, a formação docente. Isso
afasta a ideia de que para ser um professor, na Educação Pro-
fissional e Tecnológica (EPT), basta “apenas” o saber fazer.
Por isso queremos prestigiar a formação de profes-
sores da EPT no âmbito do IFRS e neste quesito és uma re-
ferência indiscutível, pelo que ensinaste sobre os “saberes
necessários à prática educativa”. Portanto, estimado Paulo
Freire, compartilhamos um primeiro levantamento que fize-
mos sobre a bibliografia indicada nas licenciaturas e cursos
1
IFRS – Campus Rio Grande. Programa Especial de Formação Pedagógica
de Docentes para a Educação Profissional; Cursos Integrados ao Ensino
Médio. Líder GPEPT. E-mail:
cleiva.lima@riogrande.ifrs.edu.br2
IFRS – Campus Rio Grande. Programa Especial de Formação Pedagógica
de Docentes para a Educação Profissional; Curso Refrigeração e Climatiza-
ção. Membro GPEPT. E-mail:
paulo.saracol@riogrande.ifrs.edu.br