XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
291
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
produção teórica do educador, instigando a busca pelo co-
nhecimento de outras obras. (2014, p. 28, grifos da autora)
Já, a segunda, tua obra mais conhecida e que comple-
ta 50 anos de sua 1ª edição, não poderia ser mais oportuna
para ser discutida na formação de professores que formarão
trabalhadores.
Desse modo, Freire, foi nossa intenção com esta pes-
quisa exploratória, saber o que nossos colegas professores e
estudantes do IFRS estão estudando e discutindo em relação
às tuas obras. E para difundir teu pensamento, tão necessário,
quanto atual, nos propomos a escrever esta carta, endereça-
da a ti, cuja intenção ainda é reafirmar nossa valorização às
tuas ideias e contribuir para discutir tua presença nos IFs.
Por fim, queremos afirmar, nesta despedida, que este
trabalho é apenas um começo ao qual pretendemos dar
continuidade. Assumimos este compromisso, pois cabe a
nós, educadores/as contribuir para ampliar o conhecimento
de tão importante autor brasileiro, que tanto lutou por uma
educação libertadora.
Grande abraço!
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da indignação
: cartas pedagógi-
cas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
______.
Professora sim, tia não
: cartas a quem ousa ensinar.
São Paulo: Olho D’água, 2007.
FREITAS. Ana Lúcia de Souza.
Leituras de Paulo Freire
: uma
trilogia de referência. Passo Fundo: Méritos, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Concepções e diretrizes dos
institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Brasília: SETEC/MEC 2010. Disponível em
<http://por tal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&vie w=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes& category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>.
Acesso: 10 mar. 2018.