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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), e a Lei de Diretrizes e
Bases (BRASIL, 1996) que enfatizam a necessidade de uma
formação educacional comprometida com a formação para
a cidadania crítica. Entende-se por cidadania, uma formação
que vai muito além do (re)conhecimento de direitos e de-
veres individuais. Uma formação que vise à cidadania plena
dos estudantes deve também estar atenta aos múltiplos dis-
cursos que têm circulado na vida social e aos impactos que
tais discursos podem causar na vida em sociedade.
Nesse sentido, a humanização e cidadania represen-
tam uma educação corajosa, possibilitando a reflexão sobre
si mesmo, sobre o seu tempo, suas responsabilidades e seu
papel na sociedade. Uma educação que encoraja, empodera
e instrumentaliza homens e mulheres. Ao nos embasarmos
em Freire, entendemos que existir ultrapassa viver porque é
mais do que estar no mundo. É estar nele e com ele (FREIRE,
1967). E é nesse movimento que incorporamos um sentido
para nossas ações, transcendendo barreiras, resgatando es-
peranças e resinificando o nosso sentir, pensar e agir.
Eventos, oficinas, palestras, entre outros são de gran-
de importância para a sociedade, pois podem contribuir
para o amadurecimento do ser humano, além de fortalecer
a identidade pessoal, voltada para a responsabilidade social.
Eventos multidisciplinares agregam conhecimento, lazer e
identificação pessoal, contribuindo para a formação inte-
lectual e humana de todos os segmentos da comunidade
escolar. Neste contexto, a escola pode e deve repensar a
formação de seu aluno, ajudando-o a tomar o rumo para a
idealização de sua própria vida, resgatando o poder político
da população na elaboração de valores sociais calcados na
emancipação humana e na vontade democrática. Torna-se
imprescindível a gestão mais participativa, pressupondo que
alunos, servidores e familiares tenham a capacidade de par-
ticipar efetivamente do processo de formação dos sujeitos
e a formulação de ações pertinentes, para uma tomada de
consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de in-
tervenção e transformação social.