XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
299
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
insere. É a posição de quem luta para não ser apenas objeto,
mas sujeito também da história. (FREIRE, 2011, p. 53)
Freire tinha uma compreensão do ser humano não so-
mente como sujeito cognoscente, mas como sujeito cultu-
ral, pois a cultura é a matriz constitutiva do ser humano.
Assim, educar é construir um projeto de humanidade,
para a infância, para adolescência, para jovens e adultos que
estejam na escola. É perceber que somos seres inacabados.
A proposta de um espaço humanizado, dialógico e
problematizador consiste na criação de uma escola na qual
se instigue a curiosidade e a criatividade do educando. Um
lugar que contribua para a construção de novos valores,
com uma relação e prática social mais reflexiva, harmonio-
sa e solidária. Por isso, propor uma relação dialógica como
pressuposto fundamental para a renovação da educação e
da escola é tarefa que se impõe neste momento. Sendo as-
sim, acreditamos em:
Uma escola democrática em que se pratique uma pe-
dagogia da pergunta, em que se ensine e se aprenda com
seriedade, mas em que a seriedade jamais vire sisudez. Uma
escola em que, ao se ensinarem necessariamente os con-
teúdos, se ensinem também a pensar certo. (FREIRE, 1991,
p. 24).
Dentro de uma sociedade aberta e crítica, a cidada-
nia se desenvolve num ambiente democrático. Pois, como
nos traz Freire, quanto menos criticidade em nós, tanto mais
ingenuamente tratamos os problemas e discutimos super-
ficialmente os assuntos. Não é possível conceber uma edu-
cação que não propicie a comunidade escolar condições de
verdadeira participação, em que se valorize a cultura do ou-
tro, reconhecendo a sua incompletude e fortalecendo espa-
ços dialógicos e democráticos.
OS DIÁLOGOS PERMANECEM NUM CONSTANTE
MOVIMENTO DE REINVENÇÃO...
Oficinas, palestras, encontros, debates, eventos cul-
turais, entre outros são importantes ferramentas na cons-