XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
295
EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR
UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA COM A CIDADANIA
E HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA
Vivemos um contexto permeado pelas marcas do pro-
cesso de globalização, com uma massa de informações que
ora facilitam o acesso aos mais variados conhecimentos, ora
incentivam uma cultura condensada, que instiga o esforço
mínimo de interpretação e reflexão. Por conseguinte, a ca-
rência e vazio de aprofundamento e diálogos com os jovens
em formação têm manifestado uma multiplicidade de di-
mensões em crise, que se projetam de maneira diversa na
sociedade.
Estamos diante de uma tarefa histórica: saber quem
são os jovens, quais são suas dúvidas e inquietações, a fim
de dialogar, propondo ações conjuntas (escola e família).
Esse caminho precisa ser construído coletivamente para se
consolidar como uma ação significativa de mobilização e ex-
perimentação. É com base no trabalho conjunto e colabora-
tivo entre escola e familiares dos estudantes que o projeto
“Educação para a cidadania no CTISM: ações multidiscipli-
nares”, está proposto. Somado a isso, são os próprios estu-
dantes que têm apresentado novas demandas que a escola,
enquanto instituição formadora, não pode negligenciar.
O referido projeto busca além de contribuir para a for-
mação cidadã da comunidade escolar do CTISM, fomentar
o acesso e a reflexão crítica da comunidade escolar sobre
tópicos de interesse escolar e profissional; fomentar a re-
flexão crítica da comunidade escolar sobre temas que têm
suscitado amplo debate e, por vezes, controvérsias na so-
ciedade; estreitar e fortalecer o relacionamento entre CTISM
e familiares dos estudantes, de modo a estabelecer uma
ampla rede de apoio e colaboração entre escola e família
em prol do desenvolvimento dos estudantes; estimular a ca-
pacitação permanente do corpo docente e dos servidores
técnicos em assuntos educacionais por meio da promoção
de palestras, rodas de conversa, oficinas e etc, que tratem
de questões pertinentes ao contexto de ensino do CTISM;
e estabelecer parcerias com outros projetos e instituições,